CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Marketing Digital

Descubra Como Usar o Wi-Fi do seu Estabelecimento para Divulgar (Gratuitamente) seu Negócio!

0
wifi facebook marketing

E se houvesse um jeito de usar o próprio Wi-Fi do seu estabelecimento para divulgar seu negócio e conseguir mais clientes?

Sim, isso é possível!

Frequentemente, recebo mensagens de donos de restaurantes, petshops e outros negócios com atuação restrita a um bairro ou cidade, me perguntando se as técnicas que eu ensino nos meus treinamentos são aplicáveis a sua realidade. Profissionais liberais como odontologistas, psicólogos e advogados sempre têm essa mesma dúvida.

A minha resposta é a mesma, seja qual for a sua situação: o marketing digital é para todos!

Diariamente me deparo com casos de sucesso em (absolutamente) todas as áreas e tipos de negócio, provando minha tese.

Nesse artigo, eu vou te mostrar como uma estratégia simples, aplicável especificamente a um negócio local (nome que damos a empreendimentos desse tipo) pode atrair mais clientes e aumentar seu faturamento.

Vem comigo!

Você também já vivenciou isso?

sala de espera com wifi

Ana tem uma consulta agendada com seu dentista para as 15:00. Ela chega ao consultório 10 minutinhos antes e, muito diferente do que fazia a um tempo atrás, ao invés de pegar uma revista para passar o tempo, recorre a seu inseparável smartphone.

Como o sinal do seu 4G sempre fica fraco dentro dos prédios e querendo “economizar” no plano de dados, ela lembra-se da última vez que esteve naquele seu café favorito e torce para que ali também encontre um cartaz com o símbolo de Wi-Fi e a senha de acesso.

Não encontrando, Ana recorre a secretária que, pra sua sorte, confirma a existência do Wi-fi e lhe passa a senha. Ela acessa a rede, vê as publicações de seus amigos no Facebook, responde a um e-mail e … é chamada para a consulta.

Muito bem atendida pelo profissional, ela vai embora satisfeita mas … é só!

Com sorte, ela talvez indique a clínica e o profissional a seus amigos em um futuro próximo …

Agora vamos imaginar outra possibilidade (bem) mais interessante …

facebook wi-fi

Já há muito tempo, disponibilizar acesso Wi-Fi para seus clientes, deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação dos estabelecimentos. Mas que tal utilizar esse recurso para, além de agradar o cliente, promover seu negócio?

Imagine se a Ana ao procurar por aquele cartaz, encontra o “bendito” símbolo na parede, informando-a sobre o nome da rede disponível.

Ao tentar se conectar, não é exigida nenhuma senha: o próprio equipamento informa a nossa amiga que para prosseguir com seu desejado acesso, basta ela CURTIR a página da clínica ou fazer o CHECKIN virtual naquele local, em seu Facebook.

Satisfeita com a possibilidade de acessar gratuitamente a Internet dali, ela não pensa nem meia vez em retribuir a gentileza do acesso com sua curtida ou checkin.

Resultado? Sem você pedir nada, sem você gastar nenhum centavo a mais, boa parte dos 347 amigos da Ana no Facebook, provavelmente vão se deparar com a sua marca e com um comentário dela a respeito da clínica. É divulgação gratuita para o seu negócio!

Mais do que isso: não é anúncio ou uma peça de publicidade… é uma pessoa “de carne e osso”, em quem esses amigos confiam, falando bem do seu negócio. Melhor do que isso, impossível!

Veja como esse checkin que fiz num restaurante japonês próximo a minha casa repercutiu em poucos minutos em meio aos meus amigos:

check-in no facebook

Quanto mais check-ins e interações sua página tem, melhor será sua classificação na pesquisa e na guia locais, próximos do aplicativo móvel do Facebook.

Ah! E tem mais … Você está com isso, estabelecendo gratuitamente mais um canal de comunicação futuro com ela. A partir daí, se você trabalhar direitinho sua presença na rede social, construindo e reforçando seu relacionamento com seus fãs, ela receberá suas dicas, novidades e publicidade.

Se ela nesse momento, foi fazer um tratamento de canal, pode daqui a 3 meses, por exemplo, se deparar com um post seu sobre o serviço de clareamento dental da clínica e ligar agendando o procedimento. E aí? Mais “dim dim” no seu bolso!

Imagine então quantas pessoas passam por esse consultório por dia … 10, 20? Se o estabelecimento abre apenas durante os dias úteis, são potencialmente 440 novas curtidas ou checkins no mês.

Os números são ainda melhores em estabelecimentos com fluxo maior de clientes, como um bar ou restaurante. Se sua casa recebe, digamos, 100 clientes por dia, são mais de 2.000 interações sociais mensais!

Mas Como Isso é Possível?

Antes de mais nada, você precisa ter uma página no Facebook. Ainda não sabe a diferença entre um perfil e uma fanpage? Assista esse vídeo.

Não sabe como criar a Fanpage do seu negócio? Acesse meu guia passo a passo e aprenda como criar a página do seu negócio no Facebook em minutos.

Com sua página devidamente criada, você precisa ter um roteador sem fio (wireless) compatível com o Wi-Fi do Facebook.

Após uma rápida pesquisa no Google, me deparei com os seguintes produtos que possuem essa compatibilidade e seus respectivos preços:

Repare que os preços são mais altos do que o de roteadores “comuns”, que você encontra no mercado na faixa de R$100,00. No entanto, além do benefício que podem promover ajudando na divulgação do negócio a partir do recurso Facebook Wi-Fi, eles ainda são equipamentos bem mais robustos e eficientes em termos de qualidade de conexão sem fio.

A configuração depende de cada equipamento, mas acredito que você mesmo possa fazer isso, sem precisar chamar um técnico. Esse artigo do próprio Facebook trás algumas instruções para cada roteador.

Assista o vídeo explicando melhor essa funcionalidade:

Uma Alternativa Mais Barata

Se você não quiser investir nesse tipo de equipamento agora, pode também utilizar uma estratégia que funciona bastante.

No cartaz onde aparece o nome da sua rede e a senha, você pode colocar algo como:

Quer ganhar um brinde agora? É simples! Curta a página do Dra. Júlia no Facebook, poste um comentário ou faça um check-in e pronto! Seu brinde estará à sua espera.

O brinde pode ser alguma coisa simples, porém personalizada: canetas, bloco de anotações, balas para crianças, chaveiros ou coisas assim.

Essa é uma alternativa não tão eficiente como a anterior, mas que rende bons resultados.

E aí, gostou dessa dica? Pronto para usar o Wi-Fi do seu estabelecimento em sua estratégia de marketing? Então compartilhe esse artigo com outros empreendedores e profissionais!

Ah! Deixe também sua opinião nos comentários aqui embaixo – ela é muito importante pra mim!

Até a próxima!

0
MAIS DICAS PARA VOCÊ
Quer receber gratuitamente as atualizações do blog? Insira seu e-mail abaixo para receber minhas dicas, vídeos e outros conteúdos exclusivos para aumentar o lucro dos seus negócios na internet!

Sobre o Autor - Allan Peron
Minha missão: "Ajudar você a conquistar mais vendas e mais faturamento utilizando a Internet". Conheça mais sobre mim e sobre minha jornada como empreendedor e entusiasta do Marketing Digital. Saiba mais →
MAIS ARTIGOS
Facebook Marketing 2016
[Infográfico] Facebook Marketing – Dados de 2016 da Maior Rede Social do Mundo
criar pagina no facebook
Como Criar uma Página no Facebook para sua Empresa – o Guia Absolutamente Completo