CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Sobre Mim

0

Quem é Allan Peron? A tarefa de me autodefinir em um texto foi uma das mais difíceis que já assumi. No entanto, mais importante do que escrever sobre minha trajetória, formação ou experiência (o que farei ao longo desse conteúdo), é deixar claro pra você, leitor, qual a idéia desse blog. Mais ainda: dizer como eu posso TE AJUDAR.

Você …

  • Tem uma pequena empresa ou é um profissional liberal e deseja aumentar o faturamento do seu negócio, conseguir mais clientes e prosperidade financeira?
  • Ainda não tem um negócio, mas tem muita vontade de empreender e considera a Internet parte fundamental da estratégia de sucesso do seu empreendimento?
  • Já usa alguns recursos da Internet a favor dos seus negócios, mas não consegue usar todo o potencial que você sabe existir, para conseguir resultados concretos e expressivos?
  • Sente-se perdido em meio a tantas informações sobre Marketing Digital, Facebook, Publicidade no Google, e-Commerce, Email Marketing e não consegue aplicar isso a sua realidade?

Se você respondeu sim a pelo menos uma das questões acima, então eu tenho uma boa notícia: você está no lugar certo!

A minha proposta aqui é ir muito além do “blá, blá, blá” e da teoria que você encontra em diversos sites sobre Marketing Digital pela Internet afora. É dividir com você informações de qualidade, cases reais, estratégias e técnicas testadas e aplicáveis ao seu negócio.

Ao longo dos artigos, sempre que possível, darei exemplos de utilização das técnicas, permitindo que você tenha total entendimento de como aplicá-las na prática.

São dicas e sacadas “direto da trincheira”, de alguém que respira Internet desde 1998 e que já muito antes de se formar em 2005, tinha como principal fonte de receita negócios empreendidos online ou potencializados pela Internet.

Quer conhecer um pouco mais da minha trajetória? Então continue lendo esta página …

Allan Peron palestrando no Congresso Internacional de Empreendorismo

Palestrando no CONIMEPE – Congresso Internacional de Mães e Pais Empreendedores


RECEBA MINHAS DICAS GRATUITAS!
Quer receber minhas dicas e artigos em primeira mão? Então inscreva-se gratuitamente abaixo, colocando seu e-mail e junte-se a nossa comunidade de empreendedores focados em resultados.


Um Pouco da Minha História

Empreender não é fácil e você certamente sabe disso. A realidade de quem escolhe esse caminho é muito diferente do imaginário das pessoas. Você e eu sabemos bem que não ter ninguém te amolando, trabalhar pouco, quando e a hora que “der na telha”, desfrutar de férias diversas vezes ao ano, etc, são coisas bem distantes da nossa realidade.

A minha história enquanto empreendedor tem altos e baixos, muitas lições aprendidas e erros cometidos – sim, eles nos fazem crescer e entender nossa verdadeira missão. Como diz a música: “Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui”. Aliás, abrindo um pequeno parêntese sobre meus gostos pessoais, música é uma das minhas grandes paixões :-).

Pampulha - Belo Horizonte

Mineiro, nascido em Belo Horizonte, tive meu primeiro contato com a Internet em 1998. Aliás, para ser mais preciso, o que eu utilizava naquela época não era a Internet propriamente dita e sim uma BBS (me senti quase um dinossauro agora, pois muitas pessoas talvez nunca tenham nem mesmo ouvido falar nisso).

Nessa época e depois de muitos “barulhinhos de conexão do modem” após a meia-noite (quem viveu isso sabe do que estou falando), acompanhando sem entender muito bem a tal “bolha da Internet” no fim daquela década, a explosão e quebra de centenas de “empresas ponto com”, eu já sentia que tudo aquilo tinha vindo para ficar, que mudaria o mundo e o dia-a-dia das pessoas (e como mudou!).

Aos 15 anos de idade, a decisão de qual caminho profissional seguir estava tomada: eu queria, de alguma forma, viver disso. Contudo, uma coisa é você saber o que deseja, outra, é como conseguir chegar lá …

Vindo de uma família de classe média, sustentada por uma brava mulher (gratidão eterna a minha mãe por me mostrar que o trabalho duro e honesto de fato compensam), fui criado de acordo com o paradigma: “estude muito, seja o melhor e consiga um bom emprego em uma grande empresa”.

Lá fui eu então encarar as limitações financeiras, minha formação em escola pública e a “baixa probabilidade de êxito” aos olhos das outras pessoas, para conseguir chegar a uma das melhores faculdades de Ciência da Computação do país: a UFMG. Alcançar isso me permitiu uma grande lição que carrego até hoje como empreendedor, sintetizada nas palavras abaixo do maior campeão de boxe de todos os tempos.

“Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário.”

– Muhammad Ali

Mas o conhecimento que a universidade me trouxe, embora importantíssimo, não foi o que de melhor aconteceu ali. Logo no início do curso, agarrar uma oportunidade mudou toda minha trajetória e minhas aspirações profissionais: entrar para a Empresa Júnior da faculdade.

Se você não sabe o que é uma EJ (mais informações aqui), trata-se de uma empresa gerida pelos próprios alunos de um curso de graduação, que permite não só a prática dos conhecimentos téoricos aprendidos em sala, como também o exercício e fomento do empreendedorismo.

Ali eu pude perceber o quão empreendedor eu sempre fui (considerando inclusive que aos 12 anos, fazia venda de jornais velhos de um tio, até então sempre jogados no lixo, pra levantar uma grana e comprar os doces que eu queria no mercado) e que desenvolver as inúmeras idéias de negócios que borbulhavam na minha cabeça, jamais seria possível como funcionário dentro de uma organização típica.

Era necessário quebrar aquele paradigma de “funcionário/carreira/segurança” e vestir de vez a “camisa do empreendedorismo”.

empreendedorismo

Meu primeiro negócio “oficial” surgiu naquela época. Criei um pequeno sistema capaz de cadastrar um site em centenas de buscadores na Web e, como consequência, posicioná-lo entre os 3 primeiros resultados do Google (quem dera que nos dias atuais isso fosse ainda assim, tão simples).

Um excelente produto, lançado na época errada … Naquele tempo, não se falava em SEO (muito menos em Marketing Digital) e era quase que uma batalha convencer um cliente sobre o quão relevante era para o seu negócio, posicionar bem seu site neste buscador. Resultado: sem quase nenhum recurso para investir na proposta, o site não trouxe nenhuma quantia considerável pro meu bolso.

Mais tarde, essa empresa foi incorporada a uma idéia maior: a criação de uma agência digital junto a dois sócios. O negócio, mesmo vivendo altos e baixos, prosperava … Porém, minha inquietação de sempre buscar por coisas novas me fez estudar ainda mais (fui fazer minha pós-graduação em Gestão de Projetos e meu MBA em Gestão de Negócios) e a lançar outros negócios em paralelo, tais como cursos, sites monetizados via publicidade e venda de produtos pela Web.

Oito anos após a fundação dessa empresa, “sólida” aos olhos de muitos, me deparei com uma situação inusitada: eu estava profundamente infeliz. Eu acordava e o último lugar para onde eu queria ir, era meu próprio escritório!

Somado ao meu sentimento de acomodação, sem entender bem o que de fato era o meu propósito de vida, o que me fazia feliz, estava o fato da organização ser incompatível com o estilo de vida que eu desejava. Era inconcebível pra mim, por exemplo, entender como uma empresa de tecnologia exigia que todo seu pessoal trabalhasse presencialmente, não admitindo trabalho remoto mesmo em casos em que se provasse que os resultados eram muito melhores.

Além da discordância com a forma de pensar dos demais sócios, paradoxalmente, mesmo com uma extensa cartela de clientes conquistada ao longo desses anos, os resultados da agência eram proporcionalmente inferiores aos das minhas demais iniciativas, as quais eu dedicava muito menos tempo.

Era hora de tomar a difícil decisão de “chutar o balde”, descobrir meu verdadeiro propósito e o que me fazia de fato feliz. Afinal, se é impossível mudar as pessoas a sua volta, comece a mudança por você.

Tomada a decisão (o que não foi um processo fácil e exigiu, inclusive, várias sessões de terapia – algo que jamais pensei em fazer), era hora de começar uma nova jornada…

Coincidentemente, naquele momento, o Marketing Digital começava a ganhar um impulso sem precedentes no Brasil. Apaixonado pelo assunto, sai fazendo todos os cursos possíveis e imagináveis, aprendendo novas idéias, novos conceitos, novas técnicas …

Como sempre fui muito pragmático, eu precisava APLICAR tudo aquilo “em campo”. Os testes nos negócios que eu já mantinha foram promissores!  Indescritível a sensação de “EURECA – isso funciona MESMO!”.

Em apenas 1 mês, foi possível TRIPLICAR as receitas de um dos negócios que eu mantinha em parceria com minha irmã, na área de Consultoria em Recursos Humanos.

ideias vencedoras

À época, eu tinha também acabado de me tornar pai e idéias de produtos para bebês começaram a pipocar na minha mente. Surgiu assim, em parceria com minha esposa, uma loja 100% via Internet de roupas divertidas para bebês – a Nenem Bacana. Em muito pouco tempo, aplicando tudo que eu havia aprendido e minha “bagagem”, esse e-commerce tornou-se referência no segmento de moda infantil.

O sucesso dos meus empreendimentos, compartilhado com pessoas próximas a mim, atraiu contatos e perguntas de amigos e “amigos de amigos”, também empreendedores, me pedindo dicas e orientações sobre como melhorar os resultados de seus negócios usando a Internet.

Dividir meus conhecimentos com essas pessoas me levou “quase sem querer” ao que eu tanto buscava. Os feedbacks e os depoimentos recebidos, sobre como a aplicação daquelas dicas que eu havia dado, geraram tais resultados positivos, fizeram “a ficha finalmente cair”. Foi a maneira pela qual percebi meu verdadeiro propósito, aquilo que realmente me motiva e que desde então tornou-se minha missão:

Ajudar pequenas empresas e profissionais liberais a alcançarem resultados extraordinários para seus negócios, usando o poder da Internet.

E por que isso me faz tão bem? Porque eu acredito verdadeiramente que, quando um empreendimento “dá certo”, esse sucesso vai muito além de trazer prosperidade financeira para os empreendedores a frente do negócio. São mais empregos gerados, produtos/serviços melhores a disposição das pessoas e o fortalecimento da economia do país.

Para alguns, isso pode parecer idealismo ou “viver no mundo da lua”. Porém, qual empreendedor não é um grande sonhador? Essa foi a forma que encontrei de impactar positivamente o mundo ao meu redor, de contribuir para uma sociedade melhor, de deixar “minha marca” por aqui.

E você, vem comigo?

RECEBA MINHAS DICAS GRATUITAS!
Quer receber minhas dicas e artigos em primeira mão? Então inscreva-se gratuitamente abaixo, colocando seu e-mail e junte-se a nossa comunidade de empreendedores focados em resultados.