CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Marketing Digital

Qual a Melhor Ferramenta de E-Mail Marketing? A Quinta da Lista é a Minha Preferida!

0
melhor ferramenta de email marketing

Você precisa fechar com uma empresa e está em dúvida sobre qual a melhor ferramenta de e-mail marketing atualmente?

Ou talvez você esteja insatisfeito com sua plataforma atual e quer saber para qual migrar?

Seja qual for a sua situação, provavelmente você já sabe da importância do e-mail dentro de qualquer estratégia de Marketing Digital, não é?

Alguns números desse infográfico publicado pelo Henrique Carvalho do Viver de Blog, confirmam porque esse canal de comunicação ainda é um dos melhores nos quesitos relacionamento e vendas:

  • 92% dos usuários na internet tem pelo menos 1 conta de e-mail.
  • 72% dos usuários verificam sua caixa de entrada diariamente pelo menos 6 vezes.
  • 82% dos consumidores abrem e-mails enviados por empresas
  • Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que não cadastrados.
  • 44% das pessoas que recebem emails promocionais realizaram ao menos uma compra no ano anterior.
  • 3 anos atrás o email marketing teve um ROI (Retorno Sobre Investimento) de 4000% (não, o número não está errado!)

Agora, tão importante quanto a sua estratégia de captação, nutrição de leads e relacionamento com seus clientes, é a ferramenta que possibilita a operacionalização de tudo isso – se ela não funcionar bem, não adianta pensar naqueles “títulos matadores” para os seus e-mails, em uma copy persuasiva para AQUELA promoção, nem nada …

Constantemente alguém me pergunta: “Allan, qual empresa de email marketing você utiliza e indica?”.

Essa foi a principal motivação para escrever esse artigo, já que nos últimos anos eu fui cliente de boa parte delas e “senti na pele” os prós e contras de cada uma. Como de praxe, eu não ficarei em cima do muro e falarei no decorrer do texto qual plataforma utilizo e é a minha preferida.

Minha idéia é partilhar um pouco da minha experiência. Não quero com isso afirmar de maneira imperativa, “goela abaixo”, qual a melhor ferramenta de e-mail marketing existente e ponto final.

Até porque entendo que vários fatores podem influenciar na sua tomada de decisão: custo mensal dado o SEU volume de contatos, as funcionalidades disponíveis que podem ou não fazer diferença para você e até o fato da plataforma ser em português ou inglês.

Vamos lá?

Fatores Considerados

Fatores Analisados

Na minha análise de qual o melhor serviço de email marketing existente, considerei os seguintes fatores:

Entregabilidade – Acho que nenhum outro fator é tão importante quanto esse. Não adianta nada você “se matar” para construir uma lista, aplicar todas as boas práticas para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails e, no final, a ferramenta não entregar suas mensagens ou entregá-las na pasta de SPAM ou Promoções dos usuários. Isso comprometará toda sua estratégia.

Preço – Uma vez que todas as ferramentas do mercado montam seus planos com base no número de contatos que você possui, considerei na análise não apenas o valor inicial mas o preço a medida que sua base escala em tamanho.

Facilidade de Uso / Interface com o Usuário (GUI) – Quão fácil é aprender a mexer na ferramenta e a utilizá-la no dia-a-dia.

Suporte Técnico – Precisou de ajuda? Quão rápida, eficaz e prestativa é a equipe de suporte do serviço de e-mail.

Integrações – A ferramenta permite estender suas funcionalidades ou utilizar as informações em outros sistemas?

Idioma – Como muitos brasileiros possuem dificuldade com o inglês, resolvi considerar também esse fator na análise.

Recursos Adicionais – Além de fazer o básico que se espera de uma ferramenta de e-mail – disparar mensagens – quais outros recursos são disponibilizados?

Ferramentas de E-Mail Marketing Analisadas

MailChimp

Ferramenta email marketing Mailchimp

MailChimp é uma das ferramentas de envio de e-mail mais “queridinhas” do mercado. Na minha opinião, isso se deve a dois fatores muito positivos:

  1. Facilidade de Uso – Nesse aspecto, eu tenho que tirar o chapéu para essa turma. A interface gráfica é impecável e o sistema extremamente simples de se usar.
  2. Plano Inicial Gratuito – A plataforma oferece um plano inicial 100% grátis para até 2.000 contatos e até 12.000 envios de e-mail por mês, algo que acomoda tranquilamente quem está começando a sua jornada no Marketing Digital.

Um ponto bastante negativo desta ferramenta é o modo como ela separa seus contatos ou leads. O software de e-mail marketing da MailChimp implementa apenas o conceito de listas: você pode ter uma lista de assinantes da sua newsletter, uma lista de leads, uma lista de clientes, etc …

Mover ou duplicar os contatos pelas diferentes listas é sua responsabilidade. Se você precisa manter um mesmo contato em diferentes listas (pessoas que baixaram seu ebook X, pessoas que fizeram seu curso Y, etc), ele será contabilizado 2 ou mais vezes e você pagará por isso.

Vamos a cada um dos fatores considerados:

Entregabilidade – Aqui mora, ao meu ver, um dos problemas do MailChimp. Há 2 anos atrás, quando utilizei o sistema deles pela 1a vez, tudo corria muito bem e minhas taxas de abertura eram excelentes. Mais tarde, com a criação da aba Promoções no Gmail, a coisa “desandou”.

Mesmo e-mails cuidadosamente redigidos, sem utilização de palavras sabidamente associadas a ofertas e SPAM, com SPF (Sender Policy Framework) devidamente configurado no domínio, iam parar nessa “bendita” aba.

Como um vasto percentual de usuários utiliza esse serviço de e-mail do Google, a taxa de abertura das minhas campanhas foi “lá pra baixo”. Eu sinceramente não sei se isso está associado a planos pagos menores (na época minha lista não passava de 10.000 contatos) ou se é um problema geral, fato é que esse foi um dos pontos cruciais que me fez migrar de plataforma.

Preço – Após atingir os limites de contatos ou envios mensais, você não tem opção e PRECISA assinar um dos planos pagos. O valor varia de acordo com seu volume de contatos:

preços mailchimp

Facilidade de Uso / Interface com o Usuário (GUI) – Como já dito, impecáveis. Nesse aspecto é disparada a melhor ferramenta do mercado. Criar e enviar uma campanha é algo muito intuitivo até para quem nunca disparou um e-mail marketing. Você cria suas Newsletters “arrastando e soltando” blocos de texto, imagens, etc, sem precisar conhecer absolutamente nada sobre HTML ou outra linguagem de programação para Web.

interface criação emails da mailchimp

Você tem a disposição relatórios facilmente acessíveis, com apresentação de resultados de uma maneira incrível. É super simples acompanhar as estatísticas das suas últimas campanhas e o crescimento das suas listas.

Suporte Técnico – Sempre que precisei fui atendido muito rapidamente porém, não tem “muita conversa” com eles. Na oportunidade em que utilizei essa ferramenta para um Congresso Online, fui questionado pelo departamento de combate a SPAM o porquê da minha lista ter crescido tão rapidamente (aproximadamente 10.000 contatos) em um mês.

Ora, era uma lista criada com dupla confirmação (double opt-in), na qual a pessoa inscrita concordava em receber minhas mensagens.

O atendente me respondeu que a MailChimp era uma ferramenta apenas para envio de Newsletters, que não poderia ser utilizada no meu contexto de comunicação com os inscritos e que eu não tinha um checkbox no meu formulário em que o usuário marcava a caixa expressamente me dando autorização de envio. Algum sentido?

Já vi relatos de pessoas com problemas semelhantes ao construirem suas listas com base em iscas digitais. A argumentação do suporte é que quando a pessoa dá o e-mail para receber um ebook por exemplo, não está te autorizando a enviar futuras mensagens para ela …

Ou seja, muitas estratégias de Marketing Digital ficam de fora né?

Integrações – A ferramenta possui uma vasta API que permite a você integrá-la com qualquer sistema. Outro ponto positivo é que, como a base de clientes deles é gigante (12 milhões), quase todo plugin, construtor de páginas, plataformas de e-commerce e outras ferramenta de Marketing Digital têm integração nativa e “conversam” bem com a MailChimp.

Idioma – Inglês. Como a interface é muitooooo simples acho que não é um problema, mesmo para quem não tem proficiência no idioma.

Recursos Adicionais – A MailChimp é uma ferramenta de envio de e-mails e ponto final. Ela não tenta se diferenciar disponibilizando outros recursos como seus principais concorrentes.

GetResponse

Servico de email marketing Getresponse

Outra ferramenta de e-mail marketing muito famosa “lá fora” e também muito utilizada no Brasil é a GetResponse. O mercado brasileiro tornou-se tão atraente para eles que traduziram todo o sistema para o nosso idioma.

Essa empresa de e-mail marketing se diferencia por disponibilizar aos clientes vários recursos adicionais tais como criação de Landing Pages (Páginas de Captura), Enquetes e até mesmo Webinários!

Outro recurso bem bacana é o que eles chamam de “Momento Perfeito”. Baseado na experiência dos seus envios anteriores, a própria ferramenta entrega suas mensagens em horários diferentes para cada destinatário, com base na hora do dia que cada um deles tem mais propensão a abrí-las.

Algo que me chamou a atenção negativamente foi a impossibilidade de personalização das mensagens automáticas de dupla confirmação (Double Optin). Não sei se já corrigiram essa “falha”, mas a mensagem não podia ser alterada, deixando o usuário completamente perdido no caso, por exemplo, do download de um ebook ou outra isca digital.

A mensagem padronizada dizia algo como “Clique para confirmar sua inscrição na Newsletter” quando a ação desejada não tinha nada a ver com isso.

Entregabilidade – A GetResponse tem excelente entregabilidade, deixando suas mensagens (se respeitadas as boas práticas) direto na caixa de entrada do contato.

Preço – Os preços (em dólares) são bem similares aos praticados pela MailChimp. Você pode testar a ferramenta gratuitamente por 30 dias.

preços getresponse

Facilidade de Uso / Interface com o Usuário (GUI) – A interface dessa ferramenta ocuparia minha “2a posição” no ranking. Mesmo sendo um pouco mais “poluída” do que a da Mailchimp, ela é muito fácil de se utilizar.  O criador de emails por exemplo, é sensacional e se assemelha praticamente a um editor visual. Você tem a disposição também vários templates (modelos) para criar mensagens profissionais.

Suporte Técnico – O suporte técnico é um pouco demorado na minha opinião. Os atendentes do chat, embora sempre disponíveis, não conseguem resolver prontamente os problemas e pedem que você abra um chamado. As respostas por e-mail as vezes chegam a demorar 24 horas.

Integrações – A GetResponse conta com uma excelente API de integração com outros sistemas e de uso dos seus dados internos.

Idioma – Boa parte da ferramenta (pra não dizer 100%) está disponível em português. Já o suporte técnico só pode ser contactado em inglês.

Recursos Adicionais – Como já adiantei, os recursos extras são um grande diferencial da GetResponse. Além disso, o serviço tem ainda um curso gratuito muito interessante (em inglês), sobre construção eficiente de listas e boas práticas de e-mail marketing.

e-Goi

Plataforma email marketing e-goi

Essa ferramenta de e-mail marketing desenvolvida em Portugal também é bastante famosa aqui no Brasil, com grandes clientes como Banco do Brasil e Fnac.

Além do suporte técnico em Português, um diferencial interessante é o fato do e-Goi ser uma plataforma multicanal, oferecendo também serviços de SMS e Chamadas Telefônicas (mensagens de voz gravadas).

Entregabilidade – Nos primeiros 3 meses que utilizei, achei a entregabilidade bastante aceitável. O problema todo veio no 4o mês, quando comecei a receber algumas reclamações de algumas pessoas da minha lista que não estavam recebendo mais minhas mensagens. Ao testar, vi que meus e-mails “do nada” começaram a cair na caixa de SPAM do Gmail e do Yahoo.

Ao entrar em contato com o suporte, fui muito bem atendido e me explicaram que naquele momento a plataforma estava passando por mudanças e que esse problema nas entregas estava de fato ocorrendo.

Preferi cancelar o serviço pois não tinha como esperar que o mesmo fosse reestabelecido, dada o cronograma de um evento online que estava organizando.

Preço – Como os planos são cobrados em Reais, dada a alta do dólar, o valor chega a ser 30% menor do que o das outras ferramentas de e-mail marketing estrangeiras abordadas nesse artigo.

planos envio email marketing egoi

Facilidade de Uso / Interface com o Usuário (GUI) – Considerando a facilidade de uso da MailChimp e GetResponse como referências, a interface do e-Goi deixa bastante a desejar.

Não é nenhum bicho de sete cabeças trabalhar com a ferramenta e você pode aprender rápido. No entanto, não espere a mesma facilidade que nas outras 2 ferramentas já analisadas.

Suporte Técnico – Embora não tenham resolvido o problema como relatei acima, achei a equipe muito rápida e bastante prestativa na tentativa de ajudar. O fato do atendimento ser em português provavelmente pode “pesar” na sua balança caso tenha dificuldade em se expressar em inglês.

Integrações – A plataforma conta com uma boa API e integra-se com centenas de Apps, Plugins e Sistemas de Terceiros.

Idioma – Ferramenta e suporte 100% em português (de Portugal).

Recursos Adicionais – Assim como a GetResponse, o e-Goi conta com alguns recursos adicionais interessantes como a possibilidade de criação de Enquetes e Landing Pages.

AWeber

Aweber Sistema Envio Email Mkt

A Aweber é a plataforma utilizada por vários “gurus” internacionais do Marketing Digital como Jeff Walker, criador do Product Launch Formula (Fórmula de Lançamento original).

Minha análise nesse caso será sucinta pois, quando tentei utilizar essa ferramenta esbarrei em um “pequeno problema” que me fez cancelar a inscrição no primeiro dia: a impossilidade de se importar uma lista existente.

Na verdade eles até permitem que você faça isso mas disparam um e-mail (em inglês!) para todos os contatos da sua lista importada solicitando que a pessoa “revalide” sua inscrição.

Eu até entendo essa restrição e acho importante para manter a “reputação” do servidor deles perante os principais serviços de e-mails (Gmail, Yahoo, Hotmail). Isso elimina pessoas e empresas que infelizmente usam a péssima prática de comprar listas de e-mail. No entanto, na minha opinião a mensagem de confirmação deveria ser “customizável”, permitindo que você inclusive explicasse a seus assinantes o motivo da nova confirmação.

Se você ainda não tem uma lista talvez seja interessante considerar a AWeber já que quem a utiliza diz que a entregabilidade é melhor do que qualquer outra plataforma. Acho que nunca vi alguém reclamando da ferramenta nesse sentido, o que me leva a crer que ela é extremamente confiável.

O preço é bem parecido aos dos demais “grandes concorrentes” e você conta com um período de avaliação de 30 dias.

planos e preços aweber

Ela ainda conta com boa capacidade de integração a outros sistemas.

Infusion Soft

infusion-soft a melhor ferramenta email marketing

Fui apresentado ao Infusionsoft pelo Bruno Pinheiro, um dos profissionais de Marketing Digital que mais admiro e respeito. Essa ferramenta de e-mail marketing também é utilizada por vários outros grandes profissionais da área como meu xará Alan Pakes e o Fágner Borges. Aliás, chamar o Infusion de plataforma de e-mail é até uma “sacanagem”: ela é um verdadeiro arsenal de automação de marketing.

Essa é a minha atual ferramenta de e-mail marketing e a cada dia que se passa me torno mais fã dela!

Confesso no entanto que, em um primeiro momento, depois de ter passado por tantas outras plataformas, estranhei bastante a Infusion. A primeira grande diferença é a existência do conceito de tags no lugar de listas.

Tags são etiquetas que permitem a você “marcar” seus contatos a partir das ações dele com relação a e-mails que você já enviou, materiais que já publicou, etc.

Ao invés de manter uma lista separada de assinantes da sua newsletter, de clientes, afiliados, etc, você passa a marcar seus contatos com essas etiquetas.

Isso confere a você uma vantagem enorme na hora de manter contato com seus leads e clientes, segmentar seu público e entender em que ponto dos seus diferentes “funis” eles estão. Dessa forma, você também não é cobrado várias vezes por um mesmo contato presente em múltiplas listas, como ocorre no caso da Mailchimp e da GetResponse.

Agora o grande “trunfo” da InfusionSoft são suas ferramentas de automação. A partir delas você pode criar verdadeiras máquinas de venda automáticas, que disparam e-mails em sequência para seus contatos segmentados de acordo com ações deles ao longo do tempo (quem clicou no e-mail tal, quem acessou sua página de vendas, etc). Todas as campanhas podem ser criadas visualmente, através de um editor fenomenal.

exemplo sequencia automatizada infusionsoft

Mas nem tudo são flores … como veremos a seguir, o preço alto e a interface da ferramenta são pontos negativos.

Entregabilidade – Excelente. Depois que passei a usar a Infusion minha taxa de abertura de e-mails aumentou em 36% sem NENHUMA outra mudança que justificasse a melhoria.

Preço – O valor cobrado em dólar assusta e as vezes inviabiliza quem está começando a aplicar estratégias de marketing digital. O plano inicial por exemplo, para até 2.500 contatos, custa 8 vezes mais do que o da GetResponse. A “coisa” começa a ficar interessante para grandes volumes de contatos. Se você quiser obter um desconto bacana, entre em contato comigo.

planos infusionsoft

Facilidade de Uso / Interface com o Usuário (GUI) – Quem já utilizou uma interface tão simples e bem feita como a da Mailchimp, certamente se assusta com a “grosseria” da Infusion.

Mesmo como profissional da área e acostumado a centenas de sistemas Web, perdi alguns dias até me habituar. E olha: ao fim da primeira semana estive a ponto de “pedir pra sair”. Depois de algum tempo a filosofia da plataforma e as formas de navegação começam a fazer sentido.

Suporte Técnico – Excelente (em inglês) e melhor ainda em Português através da equipe da Babel Team, que representa a Infusion no Brasil.

Integrações – A API é super completa e permite a você integrar o Infusion com absolutamente tudo: do seu e-commerce a qualquer sistema.

Recursos Adicionais – Essa ferramenta não pode ser encarada apenas como um serviço de e-mail marketing. Como já adiantei ela é muito mais um sistema de automação de marketing e CRM do que apenas uma plataforma de disparos de e-mail.

KlickMail

klickmail

O KlickMail é a ferramenta de e-mail marketing do grupo do Érico Rocha, um dos caras mais respeitados do Marketing Digital aqui no Brasil.

Mantendo minha sinceridade: utilizei a ferramenta 2 anos atrás e não gostei. A interface era péssima, o suporte só atendia com hora marcada e a ferramenta não possibilitava a importação de contatos. No entanto, conhecendo o trabalho e compromisso deles, tenho certeza que a mesma melhorou de lá pra cá.

No momento em que escrevi esse artigo, visitei o site oficial e percebi que diversas funcionalidades foram incorporadas, inclusive as Tags, como na InfusionSoft (embora a página diga que esse foi um recurso pioneiro :-( ).

Você pode testar a plataforma por R$ 1,00 no primeiro mês antes de decidir se ela é uma boa para você.

Outras Ferramentas de E-Mail Marketing Nacionais

Há algum tempo, duas ferramentas nacionais vêm ganhando muitos clientes e adeptos: RD Station e Lead Lovers. Ambas vão de encontro ao que falei sobre a InfusionSoft – são plataformas completas que vão muito além do e-mail marketing e permitem a você criar verdadeiras Máquinas de Venda Automatizadas.

RD Station

RD Station

A RD Station é a ferramenta desenvolvida pelo pessoal da Resultados Digitais. Conheci um pouco do que ela é capaz no RD Summit, o melhor evento de Marketing Digital do Brasil, na minha opinião, promovido por eles. A julgar pela qualidade do evento e pela opinião de clientes que pude conversar pessoalmente durante o evento, a ferramenta parece ser muito boa.

O RD Station conta com um sistema de email marketing completo, porém simples de se utilizar, além de possuir outros recursos muito bacanas como a classificação (scoring) automático de leads.

lead scoring

Os valores dos planos, embora em Reais, podem assustar quem está começando: R$ 299 /mês para até 5.000 contatos, com contrato mínimo de 12 meses.

Lead Lovers

leadlovers

A LeadLovers “caiu nas graças” de pequenas empresas, infoprodutores e blogueiros que precisam de um sistema simples e funcional para coletar, organizar e nutrir seus leads (clientes potenciais).

Tem uma infinidade de recursos adicionais interessantes como:

  • Criador de páginas – ermite a você colocar uma página de captura ou de recompensa no ar, em pouquíssimos minutos.
  • Notificações no Facebook – permite a você enviar notificações diretas para o Facebook dos seus leads e clientes.

Tem um preço bem atraente: R$154,00 por mês para até 5.000 contatos.

Ferramentas de E-mail Marketing Grátis

Ferramentas de Email Marketing Grátis

Eu sinceramente desconheço uma ferramenta de e-mail marketing gratuita para qualquer quantidade de contatos e disparos. Penso que essa seja uma estratégia de captação de clientes utilizada por empresas que tentam adentrar nesse mercado já cheio de “peixes grandes”.

Além do plano de entrada da MailChimp, que comporta até 2.500 contatos e 12.000 envios por mês, encontrei 2 ferramentas grátis que podem te ajudar em um primeiro momento. Eu nunca havia ouvido falar nessas plataformas, mas acho que vale o teste se o orçamento está apertado por aí.

A primeira delas é a brasileira NitronNews, que possibilita até 5.000 envios mensais gratuitos para até 1.000 contatos. A outra opção também tem representação no Brasil, está em português e é mais generosa. Trata-se da Mailrelay, que permite até 75.000 disparos ao mês gratuitamente, para até 15.000 contatos.

Se você decidir testar uma das duas, deixe um comentário aqui mais abaixo do post sobre suas impressões, ok?

E pra você – qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Espero ter te ajudado na decisão de qual ferramenta de e-mail marketing escolher para o seu negócio.

Como sempre, convido você a deixar sua opinião aqui nos comentários, dizendo se gostou do artigo e dizendo também qual a sua plataforma favorita (fale o motivo hein?).

Ah! Compartilhe esse artigo também nas suas redes sociais: é uma forma legal de você colaborar comigo :-)

0
MAIS DICAS PARA VOCÊ
Quer receber gratuitamente as atualizações do blog? Insira seu e-mail abaixo para receber minhas dicas, vídeos e outros conteúdos exclusivos para aumentar o lucro dos seus negócios na internet!

Sobre o Autor - Allan Peron
Minha missão: "Ajudar você a conquistar mais vendas e mais faturamento utilizando a Internet". Conheça mais sobre mim e sobre minha jornada como empreendedor e entusiasta do Marketing Digital. Saiba mais →
MAIS ARTIGOS
wifi facebook marketing
Descubra Como Usar o Wi-Fi do seu Estabelecimento para Divulgar (Gratuitamente) seu Negócio!
Facebook Marketing 2016
[Infográfico] Facebook Marketing – Dados de 2016 da Maior Rede Social do Mundo