CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Marketing Digital

Descubra qual o Melhor Dia e Melhor Horário para Enviar E-Mail Marketing para a sua Audiência

0
melhor horario enviar email marketing

Qual o melhor horário para enviar email marketing? Qual o melhor dia para enviar a newsletter da minha empresa?

Se você já utiliza o e-mail em sua estratégia de marketing digital, provavelmente já se fez essas perguntas. E não é pra menos: essa decisão, assim como a de escolher um assunto instigante, tem impacto direto na taxa de abertura e ações esperadas por parte dos leitores que recebem suas mensagens.

Sendo muito transparente, preciso te adiantar que infelizmente não existe uma resposta pronta, válida para qualquer caso. Os dias e o horários ideais dependem de vários fatores!

Como dizer apenas isso não resolve seu problema, neste artigo eu vou te dar informações valiosas que possibilitam a você determinar exatamente quais os melhores horários e melhores dias para enviar e-mails para a sua audiência.

Vamos lá?

O que influencia o melhor horário de envio?

fatores influenciam dia horario ideal

Não tenho a intenção aqui de esgotar todos os fatores, mas sim de te mostrar, a partir de apenas 3 deles, como é complexo determinar o “timing” correto e porque não existe “bala de prata”.

Público Alvo

Sua lista é composta por mães de bebês ou empresários? O que isso tem a ver? Tudo! A rotina dessas pessoas é completamente diferente!

  • Uma mãe com um bebê pequeno talvez só tenha tempo de acessar sua caixa de mensagens logo cedinho, antes da criança acordar ou no final do dia, após embalar o bebê no sono.
  • Já um empresário, na correria do horário comercial, talvez seja mais acessível no horário de almoço ou logo após essa hora, ao retornar as suas atividades.
  • Médicos ou dentistas passam grande parte do expediente sem a possibilidade de checar e-mails, quando estão em atendimento em suas clínicas e provavelmente acessam suas mensagens somente no final do expediente ou a noite.

Como quase tudo no Marketing, conhecer bem o seu público-alvo é crucial para determinar o horário mais propício para os seus disparos.

Objetivo da Mensagem

O propósito do seu e-mail é apenas informar o cliente sobre algo ou levá-lo a fazer uma compra? Qual o critério de sucesso daquela mensagem?

O horário de almoço muitas vezes tem boas taxas de abertura, já que esse é o intervalo em que muitas pessoas conseguem dar uma olhada com calma em seus e-mails. No entanto, isso não quer dizer que seja um bom momento para compras. O leitor as vezes está na rua, sem acesso a seus dados para entrega ou pagamento.

Muitos ainda não gostam de fazer compras pelo celular ou computador do escritório e preferem realizá-las “de casa”, principalmente se forem de artigos pessoais.

Portanto, esse é um fator relevante e que precisa ser levado em consideração.

Produto e/ou Serviço

Muitos afirmam que o final de semana não deve ser utilizado para envio de mensagens comerciais e a principal argumentação, é que as pessoas acessam menos a Internet nesses dias e estão, digamos, “em modo lazer e descanso”.

Bem, isso pode ser válido se sua empresa vende produtos ou presta serviços relacionados ao mundo corporativo.

Vejamos um contra-exemplo: conheço um e-commerce de camisas de futebol, cujos melhores dias de abertura de e-mails e vendas são o Sábado e Domingo. Por quê?

Nesses dias, o público dessa loja virtual, voltada para hobbies, está pensando ativamente no assunto e ainda conta com um “empurrãozinho emocional”, caso o time do coração tenha
vencido seu jogo.

Ou seja, o produto ou serviço que você vende também tem influência no melhor dia e horário para envio dos seus e-mails.

Um “Ponto de Partida” para Você Começar a Determinar o que Funciona Melhor para o Seu Público

ponto partida

Alguns estudos publicados que serão citados a seguir sugerem um norte, caso você esteja começando suas campanhas de e-mail marketing. É interessante notar, que mesmo entre essas análises realizadas por empresas sérias, com base em amostragem de bilhões de envios, há controvérsias.

Lembre-se que seu objetivo deve ser sempre TESTAR e definir o que funciona melhor para o SEU PÚBLICO, o que vou te ensinar logo no próximo tópico.

A questão é que você só conseguirá significância estatística, com uma lista de destinatários acima de 1.000 contatos.

Portanto, se você ainda tem uma lista pequena, pode utilizar as informações abaixo como ponto de partida para os seus testes.

Qual o Melhor Dia para Enviar E-mail Marketing?

melhores dias para enviar email marketing

De acordo com a maioria dos estudos, terça, quarta e quinta-feira são os melhores dias para enviar e-mails, de acordo com as métricas de taxa de abertura e de cliques.

Estudos Analisados

A GetResponse analisou, nesse estudo, 21 milhões de mensagens enviadas. Os melhores dias, tanto se analisada a taxa de abertura, quanto o percentual de cliques dentro dos e-mails abertos, foram, em ordem: quinta, terça, sexta e quarta.

taxa abertura emails dias semana getresponse
Taxa de Abertura dos E-Mails ao Longo dos Dias
(Fonte: GetResponse)

taxa cliques emails dias semana getresponse Taxa de Cliques ao Longo dos Dias
(Fonte: GetResponse)

Uma das mais maiores ferramentas de envio de e-mail marketing, a MailChimp, analisou nesse outro estudomais de um bilhão de mensagens enviadas, para tentar identificar tendências de qual o melhor dia para enviar newsletters.

Analisando apenas a taxa de aberturas das mensagens, o estudo sugere que quinta, quarta e terça (nessa ordem), são os melhores dias.

melhor dia para enviar emails segundo mailchimpTaxa de Abertura dos E-Mails em Diferentes Dias segundo a MailChimp

Esse mesmo estudo traz uma análise também interessante, que vai de encontro àquilo que falei na sessão anterior: a influência do público-alvo e do tipo da mensagem nas aberturas.

Veja como mensagens com conteúdo “recreativo”, relativo a hobbies por exemplo, apresentam uma taxa de abertura muito melhor nos finais de semana, do que as mensagens relacionadas a negócios ou finanças. Isso reafirma como o Sábado, mesmo não figurando nos 3 melhores dias “genéricos” para envio, pode ser interessante caso sua empresa tenha como foco, produtos de uso pessoal.

influência do tipo de conteudo na abertura emailsInfluência do Tipo de Conteúdo na Abertura dos Emails
(Fonte: MailChimp)

Outro estudo relacionado, que aponta para um resultado totalmente diferente, é de autoria da Experian em parceria com a Customer.io.

Nele, o Sábado aparece como dia de melhor abertura das mensagens, seguido pela terça-feira.

experian melhor dia para enviar newslettersTaxa de Abertura e de Cliques (CTR) segundo a Experian

Por último, esse estudo da Hubspot, que sugere que terça-feira é o melhor dia de envio, seguido de Segunda e Quarta.

hubspot melhor dia semana para enviar emailEstudo da Hubspot sobre Qual o Melhor Dia da Semana para Enviar Email

Quais os Melhores Horários para Enviar E-mail Marketing?

melhores horarios enviar email marketing

Mais uma vez os estudos variam bastante. Em linhas gerais, os melhores horários são:

  • 08:00 – 10:00 – É o período de maior acesso e uso das caixas de e-mail. As pessoas ainda estão iniciando o trabalho e “permitem-se” distrações.
  • 19:00 – 22:00 – É uma faixa em que a maioria das pessoas já está em casa, fora do “modo trabalho”. Esse período funciona muito bem para envios em nichos relacionados a produtos pessoais: roupas, hobbies, eletrônicos, esportes, etc
  • 15:00 – 17:00 – As pessoas estão já procurando por alguma distração no trabalho, ou se preparando para “ir para casa” no final desse período. Também é um bom horário para mensagens de empresas do segmento B2B (vendem produtos/serviços para outras empresas)

Horários a Serem Evitados:

  • 22:00 – 06:00 – Péssimo horário. Os e-mails são enviados enquanto os usuários estão dormindo. É um período muito utilizado também por spammers.
  • 10:00 – 12:00 – As pessoas estão focadas no trabalho em modo “Do Not Disturb” (não perturbe). Mensagens nesse período, podem ser encaradas como intromissão e descartadas.

Estudos Analisados

Essa pesquisa da Campaign Monitor, aponta para um pico de aberturas as 10:00 da manhã.

melhor horario enviar email marketing campaign monitor

O estudo da MailChimp, vai de encontro ao anterior e confirma que o melhor horário para enviar e-mail marketing é pela manhã, por volta das 10:00.

melhor hora envio newsletter segundo mailchimp

Em contrapartida, diferente das análises anteriores, esse material da Wordstream, sugere um pico na abertura de e-mails na parte da tarde, entre 14:00 e 17:00.

melhores horarios enviar email marketing segundo wordstream

Já os dados da Experian em parceria com a Customer.io, corroboram os da Wordstream e mostram que enviar e-mails mais tarde é uma prática melhor.

Segundo este estudo, as maiores taxas de abertura acontecem entre 20:00 e meia-noite com um segundo pico entre 16:00 e 20:00.

melhor hora disparar e-mail marketing segundo experian

De acordo com a análise deste estudo, embora as pessoas verifiquem seus e-mails todas as manhãs, a maioria delas está ainda “começando” o dia e podem evitar mensagens de e-mail marketing, em favor da produtividade.

Como Determinar o Melhor Dia e Horário para a Sua Audiência em Específico

acerte no alvo

Como percebemos, os próprios estudos apresentados, divergem em suas análises sobre qual o melhor dia e horario para enviar email marketing.

Então, eu montei 2 estratégias que você pode aplicar para determinar qual o timing ideal para a sua audiência em específico.

Estratégia #1

Essa estratégia, mais simples, é destinada a quem tem uma lista pequena ou média (inferior a 5.000 contatos) e que, portanto, não conseguirá dados suficientes que sejam relevantes estatisticamente.

Obviamente, ela é mais imprecisa que a segunda, já que outras variáveis como a simples mudança no assunto das mensagens, interfere (e muito) nas taxas analisadas.

Ela consiste basicamente no seguinte:

  1. Planejar o envio de X e-mails em dias e horários diferentes
  2. Analisar os dados obtidos para perceber qual variação gera mais aberturas e/ou cliques

Faça um planejamento inicial contendo, digamos, 12 envios das suas próximas newsletters ou e-mail marketing. É interessante montar uma planilha com os dias e horários escolhidos, para você tomar nota dos resultados e fazer a análise posteriormente.

Você pode utilizar os dias e horários citados anteriomente, como ponto de partida dos testes ou utilizar sua experiência atual.

planejamento envio emails

Siga o planejamento, tendo em mente que, segundo as pesquisas, 23% dos destinatários abrem suas mensagens dentro de 60 minutos após o momento em que você fez o disparo. É interessante, portanto, agendar o envio para 30 minutos antes do horário de pico desejado.

24 horas após cada envio, registre na planilha qual foi a taxa de abertura e/ou de cliques que você obteve para aquela mensagem. Essas informações, certamente estão a disposição em sua ferramenta de e-mail marketing.

Após todos os envios planejados, faça uma análise dos dados coletados, para identificar como seu público reage nos diferentes dias e horários.

Estratégia #2

Aqui a “brincadeira” começa a ficar mais séria e precisa. Você vai utilizar os famosos Testes A/B.

Digamos que você queira decidir qual dia sua lista tem maior potencial de abertura: terça ou quinta (segunda ou sábado, enfim, dois dias quaisquer).

Você vai preparar sua newsletter ou e-mail da semana normalmente.

Em seguida, você vai então, DIVIDIR a sua lista de contatos em 2 (a forma de fazer isso varia de ferramenta para ferramenta): Lista A e Lista B.

Programe o e-mail para ser entregue na terça, no horário X para a Lista A e na quinta, no mesmo horário, para a Lista B. O ponto crucial aqui, é você não modificar NADA na mensagem: nem o assunto, nem o texto, nem o remetente, nada – apenas o dia será sua variável de teste.

Após 2 dias do disparo para cada segmento, anote a taxa de abertura obtida e compare, chegando ao dia vencedor.

Repita o teste agora, mantendo o vencedor contra um outro dia candidato a melhor. Se você fizer esse processo repetidas vezes, conseguirá determinar com exatidão, como a SUA LISTA responde a suas mensagens.

A mesma estratégia é aplicável na determinação do melhor horário para enviar seu e-mail marketing.

Bônus: 3 Dicas Adicionais

dicas adicionais

Dica 1

Pense sempre no contexto e na ação que você espera que os destinatários tomem.

Voltando ao exemplo da loja virtual de produtos esportivos … Suponha que a equipe de marketing tenha identificado que a Newsletter informativa tem uma taxa de abertura maior às terças-feiras.

No momento em que ela pretende promover uma oferta de um produto voltado a torcedores do Galo :-), por exemplo, seria muito mais interessante fazer o envio no Domingo, dia do próximo jogo do time, do que na própria terça-feira.

Dica 2

Ainda que você consiga determinar o melhor dia e horário para enviar e-mails aos seus assinantes ou clientes, é fato que nem todos os contatos da sua base têm os mesmos hábitos.

Um recurso interessante para fazer com que sua mensagem seja lida pelo maior número de destinatários, é o que chamo de “segunda chance”.

Algumas vezes, quando estiver lidando com uma mensagem altamente relevante, você pode segmentar após X dias do primeiro disparo, quais usuários não abriram o e-mail e fazer
um segundo envio, em um horário diferente (e talvez mudando o assunto também), para aumentar o seu alcance.

Dica 3

Essa dica é válida apenas para quem utiliza a MailChimp ou GetResponse como plataforma. Como eu já citei no artigo melhores ferramentas de e-mail marketing, as duas possuem recursos interessantes no sentido de otimizar suas taxas de abertura.

No caso da Mailchimp, na tela em que você programa o envio de uma mensagem, surge a opção “Deixar o MailChimp otimizar o horário de envio para máximo engajamento“. Ao selecioná-la, baseado no seu histórico de envios anteriores, a ferramenta mostra o horário ideal para maximizar seus resultados.

Já no caso da GetResponse, o recurso é ainda melhor: ativando o que eles chamam de “Momento Perfeito“, também baseado na experiência dos seus envios anteriores, a própria ferramenta entrega suas mensagens em horários diferentes para cada destinatário, com base na hora do dia que cada um deles tem mais propensão a abrí-las.

Preparado(a)?

E aí gostou das dicas? Pronto para acertar os dias e horários de envio do seus e-mails?

Compartilhe esse artigo com seus amigos. Se possível, deixe um comentário logo abaixo: sua opinião é muito importante pra mim!

0
MAIS DICAS PARA VOCÊ
Quer receber gratuitamente as atualizações do blog? Insira seu e-mail abaixo para receber minhas dicas, vídeos e outros conteúdos exclusivos para aumentar o lucro dos seus negócios na internet!

Sobre o Autor - Allan Peron
Minha missão: "Ajudar você a conquistar mais vendas e mais faturamento utilizando a Internet". Conheça mais sobre mim e sobre minha jornada como empreendedor e entusiasta do Marketing Digital. Saiba mais →
MAIS ARTIGOS
agendar post dia horario facebook
Como Agendar um Post no Facebook (e Ganhar Tempo com Isso)
Aumentar alcance orgânico no Facebook
11 Maneiras de Aumentar seu Alcance Orgânico no Facebook