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Marketing Digital

17 Idéias de Conteúdo Brilhantes para Postar no Facebook da sua Marca

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idéias conteúdo para Facebook

O que publicar na minha página?

Você já simplesmente “travou” diante da sua Fan Page, sem saber o que postar no Facebook do seu negócio?

Calma, você não está sozinho(a)! Boa parte das empresas que têm uma página na maior rede social do mundo, enfrenta esse problema também. Veja esse número:

73,6% das empresas consideram desafiador criar conteudo original no Facebook

Fonte: Curata.com

Você já deve ter ouvido falar que uma página deve postar com frequência, pelo menos 3 vezes por semana. Sim, isso é verdade e é um dos pilares do que eu chamo de “fórmula do sucesso no Facebook”:

Fórmula de Sucesso no Facebook = FaceAds + Estratégia de Conteúdo Adequada

Foi pensando em te ajudar a vencer o desafio de criar postagens para Facebook interessantes e que atraiam mais fãs e negócios para sua marca que escrevi esse artigo.

Continue lendo para conhecer 17 idéias de conteúdo legais para “destravar” sua criatividade e fazer posts excelentes em sua Fanpage.

Por que é importante publicar conteúdo de qualidade com constância?

Por que postar no Facebook com Frequencia

Publicar constantemente conteúdo de qualidade em sua Fanpage é importante por vários motivos:

  • Se você cria frequentemente posts bacanas, focados no público-alvo do seu negócio, aumenta consideravelmente as chances do seu conteúdo ser compartilhado e, com isso, conseguir divulgação orgânica (leia-se gratuita) da sua marca na rede. Resultado? Crescimento da sua base de fãs de qualidade e mais negócios gerados a partir da plataforma.
  • O Facebook está limitando cada vez mais o percentual de fãs que recebem as publicações de uma página sem que você pague por isso (alcance orgânico). Explicar o motivo dessa tendência é assunto pra outro post. O que eu posso te adiantar é que publicações frequentes, que tenham um bom engajamento dos fãs (curtidas, comentários, etc), influenciam positivamente seu EdgeRank. E isso conta pontos para sua fanpage, aumentando esse percentual de distribuição gratuita do seu conteúdo.
  • Publicar com frequência é uma forma de “não ser esquecido”, de relacionar-se e ter sua marca sempre na mente de seus potenciais clientes (branding).

Porém, a pressão de ter que publicar a qualquer custo e bater a meta de posts semanais, as vezes barra nossa criatividade.

Sem ideias para postar no Facebook

Nesse momento, muitos caem em 3 erros comuns:

  • Publicam qualquer coisa, “só para constar” ou “conseguir curtidas a todo custo”. Aqui aparecem fotos de gatinhos, bebês e etc em páginas que não têm nada a ver com PetShops ou Artigos para Gestantes. Você pode até atrair fãs com essa estratégia, mas não serão fãs verdadeiros, interessados no seu negócio. O impacto disso virá logo a frente: valor por anúncio mais caro, dificuldade de engajamento e a sensação de que “o Facebook não dá certo para o meu tipo de négocio”.
  • Deixam de publicar por muito tempo. Algumas Fanpages parecem verdadeiros cemitérios: ao acessá-las você se depara com posts de meses atrás. O Facebook percebe isso e acaba penalizando a página, diminuindo o alcance de seus posts. Não é algo irreversível, mas provavelmente demandará algum investimento em impulsionamento de posts.
  • Caem em tentação é só publicam publicidade. Quando você não tem nenhuma idéia para postar, há uma forte tendência de fazer propaganda. Obviamente que posts comerciais podem (e devem) fazer parte da sua estratégia de conteúdo. No entanto, ferir a regra do 4:1 e sair postando publicidade e mais publicidade certamente vai irritar seus fãs.

O que publicar na minha página para atrair mais Fãs de Qualidade e Fazer Mais Negócios? 17 Idéias de Conteúdo para Facebook

Idéias de Posts para Fanpages

Com o intuito de trazer mais inspiração para esses momentos em que você não sabe o que postar em sua página, eu listei aqui 17 idéias de publicações no Facebook.

Você perceberá que é sim possível publicar posts de qualidade com frequência, sem acabar caindo nos erros citados acima ou gerando a necessidade de se contratar uma empresa de criação de conteúdo para mídias sociais.

Algumas idéias não são aplicáveis a qualquer negócio, assim como algumas funcionarão melhor para seu negócio do que outras. Como sempre, minha recomendação é: TESTE!

Descubra o que os seus fãs mais gostam e adeque essa idéias a sua realidade.

Vamos lá?!

#1 – Frases, Citações e Conteúdo Motivacional

Frases Citações Conteúdos Motivacionais

As pessoas adoram frases de gente famosa. Citações inspiram e dialogam diretamente com o lado pessoal dos usuários do Facebook.

Esse tipo de publicação geralmente tem muitos compartilhamentos, porque é uma forma dos seus fãs expressarem-se para o mundo. E não é essa “necessidade de expressão” uma das coisas que nos fazem usuários fiéis (e compulsivos) das redes sociais?

Além disso, há muito negativismo no mundo (e no Facebook também). Ajudar seus fãs a se motivarem em busca de seus objetivos é muito bem visto.

Dica Extra – Se possível, faça uma montagem bacana, com uma tipografia interessante, gerando uma imagem legal para o seu post. Isso é mais forte do que fazer uma postagem meramente textual com o mesmo conteúdo. Para quem é usuário de iOS, o app WordSwag pode fazer maravilhas nesse sentido e gerar imagens magníficas e atraentes.

#2 – Bastidores: o dia a dia do seu Negócio

bastidores negocio

Você pode compartilhar fotos do seu escritório, do processo de fabricação dos seus produtos ou de sua logística. Pode ainda mostrar “a cara do seu time”, postando fotos de seus colaboradores e de confraternizações internas.

Seus fãs têm curiosidade em saber quem esta por trás da sua empresa. Além disso, as pessoas gostam de interagir com outras pessoas, não com negócios. Isso ajuda a humanizar a sua marca e a construir confiança e relacionamento de longo prazo com seus fãs.

#3 – Fotos de Fãs Utilizando seus Produtos ou Histórias de Sucesso de seus Clientes

antes e depois - resultados

Esse tipo de post gera o que chamamos de prova social para o seu negócio, um gatilho mental extremamente importante.

Incentive sempre seus fãs e clientes a enviarem fotos e depoimentos a respeito de seus produtos e serviços. Você pode fazer isso a partir do próprio Facebook, convidando seus fãs a enviarem essas peças ou ainda monitorando citações e hashtags relacionadas a sua marca nas mídias sociais.

Outra maneira de obter esse material é acionando sua lista de e-mails e pedindo formalmente a seus clientes essas fotos e/ou depoimentos. Você pode incentivá-los oferecendo algum bônus ou desconto em uma próxima compra.

De posse do material …

… uma loja de artigos para bebês pode postar em sua Fan Page a bebê de uma cliente usando um de seus vestidinhos.

… uma academia de ginástica pode postar o antes e o depois de um aluno após 6 meses de treino.

… um consultório odontológico pode postar a foto de uma paciente: “Olha o sorrisão novo da fulana após sua segunda sessão de clareamento”.

Enfim, esse é o tipo de coisa para postar no face aplicável a quase qualquer negócio. Lembre-se sempre de pedir autorização para publicação aos envolvidos.

#4 – Dicas e Formas de Uso do seu Produto

Dicas de Uso do Produto

Imagine uma loja de vinhos. Em sua Fanpage, ela poderia postar a foto de um vinho, seu preço e características. Isso provavelmente soaria a seus fãs como propaganda, certo?

Nada de errado com isso, mas que tal uma alternativa mais interessante? Em uma sexta-feira essa loja poderia postar algo como: “O fim de semana está chegando! Já está pensando no prato do domingão junto a família? Que tal harmonizar uma bela macorronada com este vinho X? Uma excelente pedida!”

Muito menos comercial não é mesmo?

Da mesma forma, uma empresa que comercialize sapatos ou jóias para mulheres, pode postar em sua página do Facebook um look completo ou sugestões de como combinar seus produtos com outros itens do vestuário feminino.

#5 – Curiosidades do seu Nicho

Curiosidades

As pessoas adoram curiosidades.

Uma lanchonete pode postar em seu Facebook algo como “Você sabia que o maior sanduíche do mundo pesa 35Kg? Uma pizzaria poderia criar um post falando sobre a origem da Pizza Marguerita. Já um salão de beleza poderia fazer uma publicação do tipo “Você sabia que as brasileiras ocupam o 2o lugar no ranking de maiores consumidoras mundiais de cosméticos?”

Sempre contextualize as curiosidades dentro do seu nicho de mercado. Para ajudá-lo a achar esse tipo de conteúdo, além do bom e velho Google, dois sites são bem interessantes: vocesabia.net e sitedecuriosidades.com

Ah! Utilize uma imagem bem legal para acompanhar a postagem!

#6 – Complete a Frase

o que postar no facebook

Eu sinceramente não sei o motivo, mas esse tipo de publicação no Facebook quase sempre resulta em um forte engajamento. Eu particularmente não gosto de interagir com posts assim, mas as pessoas amam. Note que esta idéia de postagem é mais aplicável a nichos mais “despojados”, que permitam esse tipo de descontração.

Exemplo – Complete a frase: “Se eu pudesse viajar com minha família hoje, para qualquer lugar do mundo, eu iria para ____________

#7 – FAQ

homem com duvidas

Você pode utilizar dúvidas frequentes de seus clientes para criar posts informativos, sanando essas dificuldades.

São vários os caminhos para coletar essas dúvidas:

  • Faça um levantamento de e-mails que são recebidos constantemente
  • Pergunte a sua equipe de atendimento quais são as dúvidas dos clientes mais recorrentes
  • Pesquise comentários recebidos em sua Fanpage ou se você está começando agora, na Fanpage de concorrentes.
  • Busque em fóruns do seu nicho por questionamentos comuns dos usuários

#8 – Datas Comemorativas / Eventos

calendario datas comemorativas

Feriados e datas comemorativas, principalmente aquelas relacionadas ao seu nicho, são fonte de inspiração para várias postagens. Compartilhe sempre uma imagem, citação ou um cumprimento relacionados a data. Adicione um “toque pessoal” se possível. Isso lembra a seus fãs que existem pessoas de verdade por trás do seu negócio.

O site Calendarr trás, mês a mês, todos os feriados nacionais. Clicando em um mês, são listadas todas as datas comemorativas daquele período (Dia do Médico, Dia do Amigo, etc)

Eventos da sua área como congressos, encontros e feiras também podem ser utilizados.

#9 – Faça Perguntas / Enquetes

enquete

Perguntas e enquetes não são apenas tipos de posts legais e com alto engajamento, mas uma maneira bem interessante de obter “insights” preciosos a respeito da sua marca e de seus produtos/serviços. As pessoas adoram responder perguntas e ajudar a resolver problemas.

Você pode lançar mão dessa estratégia quando estiver em dúvida sobre qual novo produto criar, sobre os gostos de seus clientes, quando não tiver idéia de que pautas abordar no blog da sua empresa ou sobre experiências anteriores deles enquanto consumidores dos seus serviços ou de concorrentes.

A pergunta pode ser feita como a publicação de um status comum da página, acompanhado de uma imagem chamativa para capturar a atenção de seus fãs.

Alguns exemplos:

“O que você faria se …”
“Eu preciso tomar uma decisão importante e gostaria da sua opinião …”
“Um dos nossos fãs nos enviou essa questão. Você pode ajudá-lo?”

Se você quiser montar uma enquete “bonitinha”, com as opções clicáveis, vai precisar de um app para páginas. Seguem duas boas opções: Minhas Enquetes e OpinionPolls.

Ah! Uma outra idéia de conteúdo para publicar no seu Facebook é o postar o resultado da enquente após o período de apuração dos resultados.

#10 – Gráficos e Pesquisas

graficos

Gráficos ou infográficos são maneiras concisas e didáticas de expor informações úteis. Como a todo momento somos bombardeados de informações, não é de se estranhar que muitas pessoas, por economia de atenção, apreciem essa forma prática de adquirir conhecimento.

Fazer postagens com pesquisas e dados estatísticos no formato de imagem, também tem um forte apelo. Uma empresa de consultoria em e-commerce poderia tranformar uma pesquisa de crescimento do comércio eletrônico no Brasil em uma imagem legal, utilizando uma bela tipografia, como: “e-Commerce brasileiro cresceu 15% em 2015, em meio a crise” Fonte: e-Bit

Nota: SEMPRE cite a fonte da pesquisa!

#11 – Humor, Brincadeiras e Virais

ideias postagens fanpages

Já se foi o tempo em que as marcas se comunicavam com seu público utilizando somente a “voz empresarial”. Até mesmo o Jornal Nacional, por muito tempo conservador, adota hoje um tom mais “relaxado” e humano na comunicação com seu público.

As pessoas amam rir. Que tal criar um post engraçado, alguma brincadeira ou embarcar na onda dos milhares de memes e virais que pipocam todas as semanas na internet e mostrar seu lado mais engraçado? É um jeito de humanizar sua marca e ampliar a admiração e o engajamento dos seus fãs.

Você pode utilizar algum fato divertido presente no cotidiano do seu público ou criar sua versão de algum meme relacionando-o a sua marca.

O único cuidado aqui é não entrar em “campos minados” como religião, política e tabus, para que o tiro não saia pela culatra.

#12 – Crie Listas

lista

Uma lista é um tipo de conteúdo “fácil de ser digerido”, além de despestar a curiosidade das pessoas. Uma breve pesquisa no Google pode te ajudar a criar listas do interesse do seu público. Alguns exemplos:

  • Fanpage de um Salão de Beleza – “5 Cores de Esmaltes Mais Quentes do Momento”
  • Fanpage de uma Pizzaria – “As 10 Pizzas Mais Famosas do Mundo”
  • Fanpage de uma Agência de Viagens – “7 Cidade do Mundo que Você Precisa Conhecer a Todo Custo”

Crie uma imagem bacana com o título da sua lista e insira o conteúdo textualmente na postagem. Para gerar mais envolvimento com sua publicação, faça uma pergunta aberta ao final.

Exemplo: “E você? Qual cor de esmalte é a sua preferida atualmente?”

#13 – Curadoria: comente notícias do seu nicho

curadoria de noticias

Quando você não tem a menor idéia sobre o que postar na sua Fanpage, esse tipo de postagem pode ser muito útil. Além disso, exige um tempo curto de produção, uma vez que você não vai “partir do zero”. Se bem utilizada, pode transformar sua Fanpage em uma autoridade, uma fonte de informações confiáveis sobre o nicho.

A técnica consiste em filtrar boas nóticias do seu mercado e publicá-las, agregando alguma informação útil aos seus fãs.

Uma loja de informática, por exemplo, pode aproveitar uma reportagem sobre o lançamento de um novo hardware ou acessório e dar sua opinião sobre ele, se é um bom momento para comprá-lo e se o custo/benefício vale a pena.

Já uma imobiliária pode utilizar uma notícia sobre alguma alteração nas leis de compra e venda de imóveis, dando recomendações a seus fãs.

Em respeito a quem publicou a notícia original, sempre cite o link da fonte, ok?

#14 – Promoções e Descontos Exclusivos para Fãs

desconto e promocoes exclusivas

Ofereça um desconto exclusivo para quem já é fã da sua página. O motivo do desconto? O simples fato deles serem seus fãs :-)

Demonstrar gratidão pela sua audiência é um forte gatilho mental de persuasão, pois aumenta a afinidade e afeição das pessoas por você e pela sua marca.

Além disso, muitas pessoas interagem com marcas e páginas nas mídias sociais a procura de cupons ou promoções.

#15 – Histórias e Marcos Atingidos

celebre marcos atingidos facebook

Como já afirmei anteriormente, seus fãs têm curiosidade em saber mais sobre os bastidores do seu negócio. Prova disso é que a página “Sobre” é uma das mais visitadas de grande parte dos sites empresariais (a propósito, você já conhece a minha história? caso negativo, clique aqui).

Histórias são uma forma poderosa de engajar as pessoas. Conte a eles como você e seus sócios criaram o negócio, as dificuldades enfrentadas ou com que propósito um determinado produto/serviço foi concebido. Criar identificação com o conceito e a história da marca pode transformar fãs em algo mais forte do que clientes: verdadeiros embaixadores do seu negócio.

Não deixe de celebrar junto a eles datas e marcos importantes atingidos, como o aniversário da empresa ou quando você atingir um grande número de fãs no Facebook.

#16 – Trechos de Posts do Blog da sua Empresa

trecho blog

Se seu negócio possui um blog, seu desafio de criação de conteúdos de qualidade talvez seja duplicado certo? Que tal aproveitar então toda a pesquisa que você fez para criar AQUELE post e derivar algumas publicações legais para sua Fanpage?

Além do óbvio (publicar um link para o post do blog, atraindo visitas para seu site) você pode extrair trechos, citações, estatísticas ou gráficos relevantes e apresentá-los de uma maneira diferente no Facebook.

Pense nesse artigo … Lá na introdução eu apresentei um fato relevante: 73,6% das empresas consideram desafiador criar conteudo original no Facebook. Eu poderia criar uma imagem bacana com essa informação e abrir uma discussão na minha Fanpage, perguntando aos meus fãs algo do tipo: “E você, também tem essa dificuldade?”

#17 – Vídeos Curtos

video

Apesar das imagens estáticas ainda dominarem o ranking de tipos de post que mais geram engajamento no Facebook, os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço e isso parece ser irreversível.

Você pode gravar vídeos curtos de boa qualidade com seu próprio smartphone e postar dicas curtas para o seu público, novidades do seu mercado ou da sua empresa ou até mesmo gravar pequenas entrevistas com pessoas relacionados ao seu nicho.

Uma Dica Extra …

Exercitar seu lado criativo TODOS os dias para criar posts interessantes para sua Fanpage pode ser difícil ou mesmo impossível, visto que nós empreendedores temos centenas de outras tarefas e prioridades em nosso cotidiano.

Uma técnica que funciona bastante pra mim e para muitas pessoas com as quais já ensinei isso é dedicar algumas horas em um dia menos conturbado da semana e criar várias postagens de uma só vez.

Depois, basta agendar as publicações utilizando o próprio mecanismo de publicação do Facebook (se você não sabe como fazer isso, acesse esse vídeo em que ensino como programar um post)

agendar post no facebook

Gostou das idéias de posts para sua Fanpage? Que tal parar por alguns instantes e pensar como você poderia aplicar cada uma delas a página do seu negócio no Facebook?

Inspirado?! Espero que sim!

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7 Comentários
  • Lucas Scoot maio 24,2017 at 01:49

    muito bom. material de qualidade e bem abrangente. parabens

  • Alice Saraiva fev 7,2017 at 10:27

    Parabéns pelo conteúdo maravilhoso. Allan! De altíssima qualidade! :)
    Adorei seu canal no youtube, seu blog e o jeito simples com que passa informações tão valiosas.
    Foi uma grande alegria conhecer você, ainda que virtualmente.
    Um forte abraço!

  • Rodrigo Souza dez 2,2016 at 15:39

    Obrigado pelas dicas Allan! Já estou entrando pro 4º e ultimo ano da graduação em Administração, com isso já estou tentando ter algo meu, e está criando em mim um interesse muito grande para a área de mídia social. De uma forma amadora, e por conta que tenho pouco conhecimento, mas consigo desenvolver bem, com Corel e Photo Shop, estou criando conteúdo para uma empresa na cidade em que moro, usando o instagram e facebook como ferramente da divulgação dos produtos, e seus vídeos estão me ajudando muito! Assim que fiz uma busca no youtube, seus vídeos com dicas foram mostrado, até então, está sendo de grande importância para esse meu processo de conhecimento e manuseio das mídias sociais! Obrigado Allan, por compartilhar conosco seus conhecimentos, abraço!

  • Tom Fernandes nov 29,2016 at 11:01

    JOiaaa….clareou bastante as ideias. Nossa, estava perdido. Muito obrigadooooo mesmoo. =D

  • Mara nov 18,2016 at 21:44

    Muito bom, clareou e muito meu nicho é o brecho então com tantos por ai como se destacar até mesmo nas publicações para o engajamento a cabeça vai a mil as ideías fervilham,abraços.

  • Sebastian Tolentino ago 25,2016 at 19:23

    Adorei o post… tenho loja de vedndas de flores e cestas pela internet… adoraria receber sugestões para posts em nossa pagina.

    • Allan Peron set 21,2016 at 10:52

      Olá Sebastian! Você tem diversas opções nesse segmento explorando as dicas que passei nesse artigo. Vou sugerir algumas ok?

      A questão é sempre pensar no seu produto/serviço como uma PARTE da solução do “problema” ou desejo da pessoa …
      Exemplo: Quem compra flores, compra com algum propósito maior, certo? Conquista, aquecer o relacionamento, agradecer por algo, felicitar alguém, pedir desculpas.

      Como VOCÊ pode ajudar essas pessoas em seus diferentes propósitos?

      Você pode criar posts falando do produto em si (história de uma determinada flor, como determinada flor pode ser combinado em um arranjo, como cuidar de uma flor que você recebe para que ele dure mais tempo) ou criar postagens relacionados aos temas que citei.

      Exemplo: 7 formas de pedir desculpas a seu namorado, flores para homens – qual escolher?, conquiste a gata dos seus sonhos e por aí vai :-)

      Pegou a idéia?

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