CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Empreendedorismo

Feito é Melhor que Perfeito – A Frase Que Mudou Minha Forma de Fazer as Coisas …

0


Transcrição do Vídeo:

Opa, aqui é o Allan Peron com mais uma dica de empreendedorismo pra você. Essa dica tem a ver com uma frase que escutei há algum tempo atrás e que é atribuída a Sherryl Sandberg, uma executiva do Facebook.

Eu, de fato, não sei se essa frase é mesmo dela ou se ela simplesmente citou isso em algum momento, mas a frase é a seguinte:

Feito é melhor que perfeito.

Feito é melhor que perfeito … E por que ela me marcou tanto?

Quando eu escutei isso pela primeira vez, foi como tomar um verdadeiro “tapa na cara”.  Eu fiquei realmente pensativo e lembrei de uma história de quando ainda era adolescente …

Eu e outros vários empreendedores que conheço (e talvez seja o seu caso), temos como um traço marcante o perfeccionismo.

A gente quer sempre fazer o melhor, sempre quer começar da maneira mais profissional, mais completa, mais perfeita e essa é uma característica que se manifesta desde a minha adolescência.

Eu lembro que quando eu tinha meus 15 anos, eu tinha uma banda que ensaiava religiosamente todo fim de semana. Era aquela empolgação e tal … E essa banda entrou pra história do Pop Rock nacional como a banda que nunca, jamais se apresentou em lugar nenhum. E por quê?

Porque nossa imaturidade e o nosso perfeccionismo nos levava a acreditar que nunca estávamos preparados para o primeiro show. Nós sempre pensávamos que algo podia melhorar.

Às vezes estava tudo beleza (óbvio que não de uma maneira profissional), mas a gente podia ter tocado em algum lugar, até pra ganhar experiência e nunca tinha coragem de ir lá e tocar.

Sempre a banda achava que precisava ensaiar, ensaiar e ensaiar mais. Isso acabou desmotivando e, no final, a gente acabou desfazendo o grupo, por esse e outros motivos, sem ter tocado em lugar nenhum.

E qual é o problema do perfeccionismo?

Eu não diria que o perfeccionismo é um ponto totalmente negativo. Muitas vezes eu escuto: “nossa, mas tudo que você faz é bem feito”, “nossa eu sempre olho as coisas que você cria e tem um capricho, um carinho”.

Porém, se você não tomar cuidado, o perfeccionismo acaba impedindo seu progresso, acaba impedindo o seu avanço, acaba impedindo que você lance alguma coisa, que você crie, porque sempre você vai achar que ainda não está bom, que ainda não está preparado, que ainda não tem o equipamento correto.

Quando eu pensei em criar meu canal no Youtube, eu sempre ficava procrastinando isso, sempre eu tinha uma desculpa: Ah, mas eu ainda não tenho a melhor câmera possível pra gravar, não tenho o microfone correto, eu não sei de iluminação, não sei falar bem em público.

Enfim, eu tinha várias e várias desculpas, vários e vários fatores que ficavam na minha cabeça, que me levavam a procrastinar essa ideia. Ou seja, eu ficava sempre nessa de procrastinar o projeto por causa do meu perfeccionismo.

O perfeccionismo tem um outro aspecto, que é de você olhar para o trabalho do outro e ter sempre aquilo como comparação. Então eu olhava e falava poxa, mas tem gente que publica cada vídeo bacana, tão bem editado, eu não sei editar, não sei fazer nada disso. E então, por comparação, você às vezes acha que não está pronto porque você vê o trabalho do outro e acha melhor.

E gente, sempre vai existir alguém melhor que você, não tem jeito! Em tudo que você faça, tem sempre alguém que está um passo à frente. Essa pessoa muitas vezes começou do zero, sem o equipamento que ela tem hoje, sem possuir aquele conhecimento, sem nada. Ela foi progredindo, à medida que o tempo passou, foi melhorando e eu fiz isso com meus vídeos.

Hoje eu já tenho um equipamento um pouquinho melhor, ainda não estou com o equipamento de áudio, que eu acho o adequado e, na medida do possível, vou adquirir isso, mas não estou deixando a idéia de lado.

Por quê?

Porque passei a lembrar dessa frase, que foi tão marcante na minha vida que eu fiz um quadro!

Hoje eu tenho esse quadro aqui, pendurado e você já deve tê-lo visto em alguns dos meus vídeos, compondo o meu cenário.

Então, tá aqui a frase em inglês, da forma que eu escutei ela pela primeira vez:

Done is better than perfect

feito é melhor que perfeito

Sempre, em todo momento que você perceber que está parado, que está procrastinando algo, que quer muito fazer algo, mas tem alguma coisa ali no seu lado perfeccionista dizendo que não, que ainda não é a hora, que você ainda não está preparado, lembre-se dessa frase.

Mesmo que você tenha limitações no instante inicial, mesmo que você não tenha todos os recursos inicialmente pra fazer aquilo da forma como você gostaria, da forma como o seu perfeccionismo gostaria, vá lá e faça acontecer. Coloque pra jogo!

Com isso, eu não estou dizendo para você fazer qualquer porcaria, lançar qualquer coisa, mas dentro do que você tem à sua disposição, dentro das suas limitações, você pode sim começar e evoluir à medida que o tempo passar.

Se você, digamos, pretende iniciar uma loja virtual, faça o lançamento mesmo sem todos os recursos que você gostaria no momento inicial. À medida que aquilo ali começar a gerar vendas para você, começar a gerar resultado, você pode pegar uma parcela e investir em uma plataforma de e-commerce melhor, investir em um fotógrafo profissional pra tirar as fotos do seu produto de uma maneira mais chamativa, enfim, você pode evoluir continuamente.

Agora, se você não sair do lugar, se você sempre ficar procrastinando isso, jogando pra frente e usando seu perfeccionismo, usando a comparação para falar “não, não tá na hora” e tal, você não vai obter resultado nenhum, você não vai conseguir quebrar a inércia e vai ficar no mesmo lugar que está hoje.

Então, essa era mais uma dica de empreendorismo que eu tinha pra compartilhar com você.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos!

Um abraço e até a próxima.

0
MAIS DICAS PARA VOCÊ
Quer receber gratuitamente as atualizações do blog? Insira seu e-mail abaixo para receber minhas dicas, vídeos e outros conteúdos exclusivos para aumentar o lucro dos seus negócios na internet!

Sobre o Autor - Allan Peron
Minha missão: "Ajudar você a conquistar mais vendas e mais faturamento utilizando a Internet". Conheça mais sobre mim e sobre minha jornada como empreendedor e entusiasta do Marketing Digital. Saiba mais →
MAIS ARTIGOS
processo tomada decisoes
Tomada de Decisões por Feeling???