[Infográfico] Facebook Marketing – Dados de 2016 da Maior Rede Social do Mundo

O Facebook Marketing atualmente faz parte de quase toda estratégia de marketing digital que se preze, tanto aqui como “lá fora”.
Talvez não seja nenhuma novidade pra você que essa plataforma, criada em 2004 por Mark Zuckerberg, seja a maior rede social do mundo, uma vez que ela sustenta esse título já há muitos anos.
O que chama mesmo a atenção, são os números por trás do Facebook e o fato de que, ainda hoje, muitas pequenas empresas e profissionais liberais no Brasil, ainda “ignoram” o poder dessa rede em atrair e gerar novos clientes.
Carente de dados estatísticos atualizados sobre essa rede social, principalmente do ponto de vista empresarial, eu resolvi elaborar esse super infográfico para te mostrar porque todo negócio deve usar o Facebook Marketing.
Você terá acesso a informações como:
- Número de usuários do Facebook no Brasil;
- Quantas pessoas acessam essa rede social diariamente;
- Quanto tempo as pessoas gastam no Facebook;
- Tipos de conteúdo que geram mais engajamento;
- Quais são os Maiores Benefícios do Facebook para as Empresas;
- Retorno Sobre Investimento médio de quem investe em Anúncios no Facebook;
- e muito mais!
Ah! Além dos números, nesse infográfico eu também resumi em 10 passos o Caminho do Sucesso para as Empresas no Facebook e, no final, deixei ainda uma dica extra poderosa. 🙂
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Fatos e Estatísticas para Tweetar:
- (Tweet) O Facebook é a maior rede social do Brasil e do mundo com 1.590.000.000 de contas ativas
- (Tweet) Se fosse um país, o Facebook seria o mais populoso do planeta, com 1.590 milhões de pessoas, superando a China e Índia
- (Tweet) A cada 60 segundos são postadas 136.000 fotos e/ou vídeos no Facebook
- (Tweet) Imagens têm um engajamento 2x maior do que os demais tipos de conteúdo no Facebook
- (Tweet) O Brasil é o 3° país em número de usuários no Facebook, com 99 milhões de usuários
- (Tweet) 8 em cada 10 brasileiros que acessam a Internet têm uma conta no Facebook
- (Tweet) 67% dos usuários brasileiros acessam o Facebook todos os dias
- (Tweet) 92% dos usuários do Facebook no Brasil acessam essa rede pelo menos 1 vez ao mês
- (Tweet) 80% dos usuários do Facebook acessam o Facebook pelo celular ou outros dispositivos mobile
- (Tweet) Em média, as pessoas ficam 22 minutos por dia no Facebook
- (Tweet) As pessoas gastam 11 horas no Facebook por mês, na média
- (Tweet) Em dias de semana, o horário de pico de acessos do Facebook é entre 13h e 15h
- (Tweet) 93% dos profissionais de Marketing mais respeitados utilizam o Facebook em suas campanhas
- (Tweet) 67% das empresas B2C já conseguiram conquistar novos clientes utilizando o Facebook
- (Tweet) 93% das pequenas empresas dizem que o Facebook é uma ferramenta de marketing eficiente
- (Tweet) 70% das empresas que anunciam no Facebook tem um ROI de 3X ou maior
- (Tweet) Anunciar no Facebook custa 35% menos que anunciar em outras mídias online
Você gostou desse Infográfico sobre Facebook Marketing?
Espero que você tenha gostado das informações desse infográfico e que os dados aqui presentes:
a) Façam você correr para criar sua página no Facebook caso seu negócio ainda não esteja devidamente representado lá.
b) Façam você revisar e intensificar sua estratégia de marketing no Facebook caso seu negócio já esteja presente mas não obtendo bons resultados
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Marketing no Facebook – Estatísticas de 2016
Por que TODO negócio deve usar o Facebook em sua estratégia de marketing na Internet?
Nada melhor que compartilhar os dados e estatísticas dessa rede social para responder a essa pergunta.
Número de Usuários do Facebook no Mundo em 2016
O Facebook é, disparado, a maior rede social do mundo atualmente, com 1.590.000.000 de usuários (1 bilhão e 590 milhões de contas ativas).
Se fosse um país, o Facebook seria o mais populoso do planeta, superando a China (1,357 bilhão) e a Índia (1,252 bilhão).
Comparar a quantidade de usuários do Facebook aos das outras redes mais famosas, mostra toda a grandeza da plataforma de Mark Zuckerberg:
- WhatsApp: 1 bilhão
- Instagram: 400 milhões
- Twitter: 320 milhões
- Snapchat: 200 milhões
- Pinterest: 100 milhões
- Linkedin: 100 milhões
A Cada 60 Segundos …
As estatísticas de postagens no Facebook impressionam.
A cada 60 segundos, são postados:
- 510.000 comentários
- 293.000 atualizações de status
- 136.000 fotos e vídeos
Em que isso implica? Temos milhões de pessoas ativas e engajadas interagindo na rede, mas existe uma quantidade “quase sem fim” de informações competindo pela atenção dos usuários … Portanto, para seu negócio ter sucesso no Facebook, é necessário conteúdo de qualidade e uma estratégia muito bem definida.
Tipos de Conteúdo x Engajamento
Uma das coisas que você deve estar atento dentro da sua estratégia de publicação no Facebook é que tipo de conteúdo gera mais engajamento.
Um estudo da Adobe criou um “índice de engajamento” e obteve o seguinte ranking:
- Imagens: 3.5%
- Vídeos: 1.7%
- Links: 1.6%
- Texto Puro: 1.2%
Ou seja, as imagens ainda geram um engajamento 2x maior do que os demais tipos de conteúdo. No entanto, você deve sempre fazer postagens de tipos variados tentando atender a todos os tipos de usuários existentes. Os vídeos têm ganhado muito espaço na plataforma e não podem ser esquecidos.
Número de Usuários do Facebook no Brasil
O número de usuários do Facebook no Brasil atingiu a marca de 99 milhões em 2016.
Nosso país é o 3° em quantidade de usuários ativos na plataforma, perdendo apenas dos Estados Unidos e da Índia.
Isso significa que 8 em cada 10 brasileiros que acessam a Internet têm uma conta no Facebook
Em outras palavras, não importa o público-alvo da sua empresa: seus potenciais clientes estão no Facebook!
Perfil do Usuário Brasileiro
Com relação ao sexo dos usuários do Facebook no Brasil, o percentual é:
- 46% são homens
- 54% são mulheres
Já no que diz respeito a idade dos usuários, as faixas se dividem da seguinte forma:
- 13 a 17 anos: 9 milhões
- 18 a 24 anos: 28 milhões
- 25 a 34 anos: 29 milhões
- 35 a 44 anos: 17 milhões
- 45 a 54 anos: 10 mihões
- 55 a 64 anos: 4,5 milhões
- Acima de 65 anos: 2,1 milhões
Como as Pessoas Usam o Facebook
Quanto tempo as pessoas ficam no Facebook? Qual o horário de pico da plataforma? Quantos usuários acessam o Facebook pelo celular?
Os dados abaixo respondem a essas e outras perguntas a respeito dos hábitos das pessoas no Facebook. Alguns deles foram publicados esse ano pelo próprio Facebook.
- 67% dos usuários acessam o Facebook todos os dias
- 92% acessam o Facebook pelo menos 1 vez ao mês
- 80% acessam a plataforma por meio de dispositivos móveis
- 22 minutos é o tempo médio, por dia, que as pessoas gastam no Facebook
- 11 horas é média de tempo que as pessoas ficam no Facebook por mês
- De 13h às 15 horas é o horário de pico de acessos no Facebook nos dias de semana
Facebook para Negócios
- 70% dos usuários ativos estão conectados a pelo menos uma página de negócio, gerando semanalmente 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários nelas.
- 93% dos profissionais de Marketing mais respeitados no Brasil e no mundo utilizam o Facebook em suas campanhas.
- 67% das empresas que atuam no segmento B2C já conseguiram novos clientes utilizando o Facebook.
- 93% das pequenas empresas americanas dizem que o Facebook é uma ferramenta de marketing efetiva e peça importante para seus negócios.
E quais são os benefícios do Facebook para as empresas? Segundo os profissionais de marketing consultados:
- Aumenta a visibilidade e reconhecimento da empresa – 80,8%
- Gera idéias para melhorar os produtos/serviços da marca – 51,2%
- Aumenta o número de visitas do site da empresa – 49,3%
- Gera verdadeiros fãs que divulgam a marca – 31,6%
- Gera leads para a empresa – 27,0%
- Gera clientes para a empresa – 25,8%
- Não traz benefícios – 2,8%
Sua empresa AINDA não está no Facebook? Acho que você está facilitando as coisas para os seus concorrentes e perdendo oportunidades de negócio!
Anúncios no Facebook Ads
- 49% das empresas que anunciam no Facebook têm um Retorno Sobre Investimento (ROI) de 5X ou mais.
- 70% dos negócios que investem em Facebook Ads atingem um ROI de 3X ou mais.
- Anúncios no Facebook custam 35% menos que a média de outras mídias online com a mesma abrangência.
Muitas pequenas empresas e profissionais liberais ainda têm certo “receio” de anunciar no Facebook Ads. Os números mostram como essa ferramenta é hoje a mais simples e eficiente forma de gerar resultados para qualquer negócio – basta investir um tempo para aprender a utilizá-la corretamente.
O Caminho do Sucesso no Facebook para Empresas
- Crie uma Página para o seu Negócio (se você não sabe como, acesse esse post aqui do blog)
- Preencha o Máximo de Informações do seu Negócio na Sessão Sobre da Fanpage
- Invista em uma Imagem de Capa Profissional, que Mostre Bem o que Você Faz
- Insira uma Boa Foto de Perfil Utilizando sua Logomarca
- Convide Amigos e Contatos de Email que Tenham Interesse para Curtir sua Fanpage
- Publique 1 Post por Dia nos Melhores Horários de Preferência (veja 17 idéias de posts para sua Fanpage)
- Respeite a Regra do 4:1 – 4 Posts Não Comerciais para 1 Post Comercial
- Sempre Interaja com seus Fãs: Curta e Responda seus Comentários e Mensagens
- Acompanhe as Estatísticas da sua Página pelo Facebook Insights e Revise Constantemente sua Estratégia
- Aprenda a Fazer Anúncios no Facebook Ads Essa é a Chave do Sucesso na Plataforma
Um Dica Extra e Poderosa
O Facebook é excelente para alcançar seu público …. No entanto, ter o contato direto dos seus seguidores confere a você total independência da plataforma. Com a SUA LISTA você pode entrar em contato com seus leads e clientes sempre que desejar, sem custos adicionais.
Você pode fazer isso criando publicações ou anúncios para os fãs que os direcionem para alguma landing page do site, promoção ou possibilidade de download de uma isca digital.
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Espero que você tenha gostado das informações desse infográfico sobre Facebook Marketing e dos dados aqui apresentados.
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