CONQUISTE MAIS CLIENTES E MAIS FATURAMENTO

Receba GRATUITAMENTE minhas dicas e sacadas para alavancar seus negócios usando a Internet!

Marketing Digital

Como Criar uma Página no Facebook para sua Empresa – o Guia Absolutamente Completo

0
criar pagina no facebook

Você já criou a Fanpage do seu negócio no Facebook? Ainda não?! Talvez você esteja perdendo grandes oportunidades de negócios para o seu concorrente!

Independentemente do tamanho da sua empresa, criar uma página no Facebook é algo que atualmente faz parte de praticamente todo plano de marketing digital. Você talvez possa desconsiderar nesse momento o Twitter, o Instagram e o Linkedin, mas marcar presença no Facebook é obrigatório!

E por quê? Continue lendo esse artigo e eu vou te explicar …

Se você está começando agora ou tem um pequeno negócio, eu conheço muito bem a sua realidade.

Contratar uma agência só para cuidar de suas redes sociais talvez esteja fora do seu orçamento e, em meio a tantas responsabilidades e atividades já existentes, assumir mais essa tarefa de trabalhar bem sua presença nessas mídias é algo bastante desafiador.

empreendedor ocupado

Portanto, eu recomendo fortemente que, em um primeiro momento, você não tente “abraçar o mundo”. Escolha apenas as redes que tenham mais a ver com seu público e dentro das condições de sua equipe administrar ativamente.

Se sua decisão for “fincar bandeira” em uma única rede, sua escolha deve ser o Facebook e eu acredito que os números expliquem melhor do que ninguém os motivos:

  • O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, com mais de 1.591.000.000 de contas ativas mensalmente (sim, o número de zeros está certo!). Só para comparar, o Instagram tem 300 milhões e o Twitter 289 milhões (Fonte: Statista.com)
  • 105 milhões de brasileiros têm conta na plataforma do nosso amigo Mark Zuckerberg. Isso significa que 8 em cada 10 pessoas que acessam a Internet no Brasil estão no Facebook. (Fonte: Facebook.com)
  • Mais do que contas, o Facebook tem usuários fiéis e ativos, que sempre estão na rede social. 94% dos usuários brasileiros acessam a rede pelo menos uma vez no mês. 62 milhões deles acessam o site diariamente e gastam, em média, 21 minutos do seu tempo interagindo na rede. (Fontes: Facebook.com e eMarketer)

Conheça mais dados e estatísticas SURREAIS sobre essa rede social no Infográfico: Facebook Marketing 2016

Ou seja, não importa se o seu público é formado por mulheres ou por homens, por jovens ou adultos, solteiros ou casados, pessoas com ou sem filhos … eles ESTÃO NO FACEBOOK!

A utilização dessa rede social está tão “enraizada” no dia a dia das pessoas que muitos usuários hoje, na intenção de pesquisar sobre uma empresa, ao invés de se direcionarem ao Google, começam sua pesquisa no próprio Facebook, utilizando o campo de pesquisa da ferramenta.

Convencido? Então continue aqui comigo e eu vou te mostrar ao longo desse artigo como criar uma Fanpage de sucesso partindo “do zero”.

Antes do passo a passo, vamos a algumas dúvidas comuns …

O que é uma Fanpage?

empreendedor com duvida

Uma Fanpage ou Página de Fãs é a maneira que o Facebook criou para empresas representarem suas organizações e promoverem seus negocios na rede social. Vamos dar uma espiada na definição oficial?

Páginas servem para empresas, marcas e organizações compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas.

Fonte: Facebook.com

Criar uma Página no Facebook é grátis?

Sim, criar uma página para o seu negócio nesta rede social é 100% grátis, assim como criar um perfil pessoal.

Preciso ter uma empresa registrada para criar uma página para o meu negócio no Facebook?

Não é necessário CNPJ nem qualquer comprovação formal para criar sua Fanpage.

É necessário ter um perfil no Facebook para criar minha Fanpage?

Sim, você precisa ter uma conta pessoal (perfil) na rede, já que uma página no Facebook tem, obrigatoriamente, pelo menos um perfil associado como administrador / proprietário. Somente o representante oficial (da organização, empresa, celebridade ou banda) pode criar uma página do Facebook em seu nome.

Devo criar um Perfil ou uma Página para minha Empresa?

Apesar da gratuidade e simplicidade, muitas empresas cometem o ERRO de criar um perfil e não uma Fanpage, com o intuito de divulgar seu negócio no Facebook. De acordo com as regras do Facebook isso é proibido – se você for pego (e acredite, isso acontece!), o FB vai tirar o perfil do ar sem dar qualquer justificativa.

Os perfis pessoais se destinam ao uso para fins não comerciais e representam pessoas físicas na rede. São adequados para que pessoas “de verdade” participem e interajam no Facebook. Apesar de parecer a mesma coisa, já que ambos possuem uma linha do tempo, um avatar e uma imagem de capa, o conceito e funções disponíveis em um e outro são bem distintos.

Quais são essas diferenças e as vantagens de criar uma Fanpage para o seu negócio da maneira correta?

  1. Número Ilimitado de Fãs – Enquanto um perfil pode ter no máximo 5.000 amigos, uma fanpage pode ter milhões de fãs.
  2. Estatísticas e Informações de Desempenho da Página – Com uma Fanpage você tem acesso a diversas informações relevantes sobre seus fãs e como eles interagem com o conteúdo que você publica. Você terá acesso a dados demográficos das pessoas (faixa etária, sexo, etc), dias e horários em que estão conectadas, posts mais curtidos e muito mais. Essas informações, se bem utilizadas, podem ser uma grande vantagem para o seu negócio.
  3. É Intuitivo e Seguro para as Pessoas se Conectarem a Fanpages – Fãs e amigos são dois tipos bem diferentes de conexões. Quando você se torna amigo de alguém, estabele uma conexão que GARANTE ACESSO a determinadas informações privilegiadas de sua conta (ver suas fotos, etc). Já quando você se torna fã de uma empresa, estabele uma conexão que NÃO permite acesso privilegiado a suas informações pessoais. Portanto, tornar-se amigo de uma empresa no Facebook, além de contra-intuitivo, é psicologicamente uma barreira, pois as pessoas não sentem-se confortáveis em dar acesso a suas informações pessois a desconhecidos.
  4. Utilização de Aplicativos – Uma Fanpage permite que você instale diversos aplicativos para melhorar sua interação com seus fãs, como apps para enquetes, concursos, integração com Instagram e outras redes, captura de e-mails, etc.
  5. Utilização de todos os formatos de anúncios do Facebook – O Facebook Ads é sem sombra de dúvidas um grande trunfo em termos de marketing digital. Somente com uma Fanpage você terá a disposição todos os tipos de anúncios disponíveis na plataforma.
  6. Múltiplos Administradores – Uma Fanpage pode ter vários administradores inclusive com diferentes níveis de acesso. Isso permite que você distribua responsabilidades com sua equipe sem expor uma senha única, como no caso de um perfil.

Poxa Allan, mas com um perfil eu posso adicionar pessoas manualmente como amigas e participar de grupos relacionados a meu mercado, divulgando meu negócio no Facebook. Fanpages não podem fazer isso!

Bem, de fato essas são vantagens de usar um perfil e não uma Fanpage. O mais interessante, ao meu ver, é unir as vantagens de ambos! Como?

Você pode (e deve) manter a Fanpage para o negócio mas pode utilizar seu perfil pessoal, enquanto dono e empreendedor, de forma estratégica, de maneira a apoiar a sua página e expandir sua rede de contatos.

Exemplificando … minha marca tem uma página no Facebook que a representa enquanto negócio. Eu faço constantemente publicações, anúncios e etc.

Porém, utilizando meu perfil, sempre procuro pessoas da minha área e tento abrir conversações com elas, adicionando-as posteriormente como amigos – já fiz grandes parcerias assim.

Além disso, participo (utilizando meu perfil pessoal) de grupos relacionados a meu nicho, Marketing Digital, contribuindo com as pessoas, ajudando com suas dúvidas e, exporadicamente, expondo e divulgando meu negócio.

Assim, é possível usar o “melhor dos mundos”, não é?

Hora de colocar as mãos na massa e criar sua página no Facebook. Vamos lá?

Passo a Passo: Como Criar uma Página no Facebook

como criar uma página no Facebook

Você também pode acessar esse passo a passo em vídeo no YouTube: Como Criar uma Página no Facebook

1. Começando a criação …

Para começar a criar uma página no Facebook, após fazer seu login, clique na “setinha” no canto superior direito e selecione a opção CRIAR PÁGINA. Você também pode acessar diretamente o endereço: https://www.facebook.com/pages/create

criar pagina facebook


2.
 Selecione a Categoria

A primeira decisão a tomar é escolher a categoria que melhor representa a sua página. É possível alterar essa informação posteriormente, mas procure acertar desde o início …

como criar pagina no facebook

Negócio Local – Ideal para estabelecimentos e lojas que atendam em um endereço físico, com atuação restrita a um bairro, região ou uma cidade. Restaurantes, salões de beleza, baladas e hotéis são bons exemplos. Esta categoria permite que as pessoas façam “check-in” em seu estabelecimento, informação que é compartilhada com os amigos delas e que acaba sendo uma boa forma de divulgação gratuita no Facebook.

Empresa, Organização ou Instituição – Ideal para empresas de serviço, negócios com atuação em várias cidades e que não estejam limitados a uma região geográfica específica ou empresas com atuação global via Internet: agências de publicidade, consultorias, escritórios de engenharia, etc.

Marca ou Produto – Categoria correta se você pretende trabalhar um de seus produtos e/ou serviços de forma separada. Uma empresa de software, por exemplo, pode trabalhar um programa em específico como uma página, divulgando dicas de utilização, lançamento de novas versões, etc.

Artista, Banda ou Figura Pública – Essa categora, como bem descrito pelo nome, tem o intuito de agrupar páginas de pessoas públicas, tais como celebridades, políticos, cantores, artistas. É também uma boa opção para quem trabalha como afiliado, consultores individuais, empreendedores ou profissionais liberais que dão atenção ao marketing pessoal.

Entretenimento – Opção voltada para eventos de entretenimento como peças teatrais, shows, filmes, etc.

Causa ou Comunidade – Categoria para grupos reunidos em torno de uma causa específica
buscando aumentar a adesão de simpatizantes.

3. Nome da Página

Após clicar na opção mais adequada a seu caso, você deve informar uma subcategoria relacionada ao seu negócio e definir um nome para sua página. Atenção a essa informação, pois é como as pessoas vão localizar sua Fanpage no Facebook. O nome aparecerá também em todas as suas publicações, ao lado de sua foto.

nome pagina facebook

Algumas diretrizes devem ser respeitadas:

  • Exceto em caso de acrônimos, o nome da página NÃO deve utilizar somente letras maiúsculas.
  • Não deve incluir símbolos (por exemplo: ®) ou pontuação desnecessária.
  • Não deve incluir slogan. Essa informação pode ser adicionada a sessão SOBRE da página.

4. Descrição Curta

O próximo passo é preencher uma pequena descrição sobre o seu negócio. Estes dados vão ajudar as pessoas a encontrarem sua página na pesquisa do Facebook e também aparecerão em evidência em sua Fanpage, ajudando os usuários a conhecerem mais sobre sua organização.

sessao sobre criacao fanpage empresarial

Seja objetivo na descrição e procure focar nos benefícios que as pessoas podem alcançar consumindo seus produtos e/ou serviços. Se for um negócio local, não deixe de citar a cidade no texto, auxiliando ainda mais na busca pelo seu estabelecimento.

5. Site Oficial

Informe no próximo campo o site oficial da sua empresa. Esquecer de preencher essa informação é um erro terrível. Como eu disse anteriormente, muita gente começa a buscar informações sobre sua empresa utilizando o Facebook. Ao se depararem com o endereço de um site, continuam a navegação clicando na URL, tornando esse link uma importante fonte de tráfego para sua página oficial.

site oficial facebookSe você ainda não possui um site, pode informar a URL de outra rede social que sua empresa participa (Instagram, Twitter, etc).

6. URL Personalizada

O Facebook permite que você defina uma URL ou link amigável para sua página, facilitando o acesso e tornando o endereço mais fácil de ser lembrado pelas pessoas.

url amigavel facebookQual endereço lhe parece mais fácil?

http://www.facebook.com/PizzariaBellaItalia
ou
http://www.facebook.com/Pizzaria-Bella-Italia-1249172688456886?

A 2a opção (não amigável) é longa, cheia de números aleatórios e dificilmente seria lembrada por alguém não é?

Você deve seguir algumas diretrizes na escolha da sua URL:

  • Você não pode utilizar um endereço Web do Facebook (URL) já em uso.
  • O nome escolhido deve ser formado apenas por letras, números e ponto final.
  • Deve conter no mínimo 5 caracteres.
  • A presença ou não do ponto final e de letras maiúsculas ou minúsculas não conta na diferenciação do seu endereço. Por exemplo: BarDoAllan, Bar.do.Allan e bardoallan são todos considerados a mesma url amigável no Facebook.

Recomendo que você pense “com carinho” seu endereço pois o Facebook permite você alterar essa informação posteriormente uma única vez!

Observação: Se anteriormente você já criou uma página utilizando seu perfil pessoal, essa opção NÃO estará disponível e somente será possível definir uma URL personalizada quando sua Fanpage atingir os primeiros 25 fãs. A idéia do Facebook é impedir que pessoas má intencionadas reservem inúmeros endereços na tentativa de comerciazá-los posteriormente.

7. Foto do Perfil

foto perfil facebook

A foto do perfil aparecerá junto a TODAS as publicações de sua página. Por isso, atente para a qualidade da imagem enviada. Algumas recomendações:

  • Foto Ideal: Se a Fanpage é de uma empresa, utilize a sua LOGOMARCA e ponto final. Ela é a peça gráfica que deve sempre ficar gravada na mente de seus fãs / clientes. Já se você é um profissional liberal, freelancer, afiliado, político ou artista, utilize uma foto bem produzida, em alta qualidade.
  • Tamanho: A imagem deve ser QUADRADA, idealmente no tamanho 180×180.
  • Formato: Embora o Facebook aceite JPG e outros formatos de imagem, o PNG é o formato ideal e que preserva a melhor qualidade após o upload na plataforma.

8. Adicionar aos Favoritos

Esse é um passo opcional e você pode pular essa etapa se desejar. Adicionar sua nova página aos seus Favoritos cria um link junto ao seu feed pessoal que permite o acesso rápido a gestão da Fanpage.

9. Público preferido para a Página

É hora de informar ao Facebook quem são as pessoas mais interessadas no seu negócio, seu “público-alvo”. Isso ajudará a plataforma a sugerir sua página para pessoas realmente interessadas em sua empresa.

Certamente seu negócio tem um público “mais interessado” em suas informações, produtos e serviços. Se você acompanha as minhas dicas e tem suas personas já definidas, esse será um passo bem fácil.

publico preferido fanpage facebook

Para exemplificar … Imagine uma loja de vestidos para festas, localizada em Belo Horizonte. Seu avatar inicial poderia ser formado por:

Mulheres, de 18 a 60 anos, residentes em Belo Horizonte com interesse em Moda Feminina

10. Imagem de Capa (Cover Photo)

Nesse momento sua página está oficialmente criada mas alguns passos são ainda muito importantes, como criar uma Imagem de Capa (ou Facebook Cover).

A foto de capa é a primeira coisa que as pessoas vêem quando acessam sua página. Portanto, você deve pensar bem nessa imagem para impressionar positivamente seus visitantes e ao mesmo tempo informar o propósito da existência de seu negócio.

Boas idéias para imagens de capa são:

  • Mostre o que você faz ou sua linha de produtos: Utilize imagens profissionais de seus principais produtos. Uma pizzaria, por exemplo, poderia criar uma foto de capa com sua pizza mais pedida saindo do forno, provocando o desejo imediato de quem visita.
    imagem capa facebook
  • Crie uma conexão emocional: Imagens de pessoas sempre causam um forte apelo emocional. A Colgate por exemplo, utilize a foto de uma mãe e de uma filha, ambas com um belo sorriso, o que está implicitamente associado a bons cuidados de saúde dental. A Kibon, já utilizou uma bela imagem de um casal tomando sorvete juntos, mostrando como seu produto faz parte da vida e dos bons momentos das pessoas.
    ideia foto capa facebook
  • Seja criativo: Uma opção legal é integrar a foto de capa com a foto do perfil, de uma maneira criativa e harmônica. Nesse exemplo, a cerveja Carlsberg fez muito bem isso …exemplo imagem capa criativa- acebook

Lembre-se que na Internet você tem poucos segundos para capturar a atenção das pessoas. Por isso, eu recomendo fortemente que você contrate um webdesigner para criar uma imagem de capa realmente matadora para o seu negócio. Mesmo com um orçamento limitado, é possível contratar um profissional que faça esse serviço por $5 na plataforma Fiverr.

Outra opção incrível que possibilita a você criar uma imagem de capa profissional para sua Fanpage é o site Canva. Vale a pena conferir!

O tamanho ideal da foto de capa é de 828 x 315. Embora seja possível enviar uma imagem de tamanho diferente, quando o Facebook tenta “recortar” a imagem para ocupar o espaço correto, sempre há perda de qualidade – algo que você NÃO quer que aconteça não é? Aqui também vale a mesma dica da foto de perfil: procure salvar a imagem em formato PNG.

Lembre-se ainda que, assim como uma vitrine, a imagem de capa também pode ser alterada sempre que desejado. Você pode utilizar esse espaço tão relevante e chamativo para divulgar um evento ou uma promoção do seu negócio.

11. Crie uma chamada para ação

O Facebook permite que você crie um botão com uma ação específica logo no topo da sua Fanpage, em uma área nobre e muito chamativa de sua página, ao lado do botão CURTIR.

botao acao call-to-action pagina facebook

A CTA (Call-to-Action) a ser criada depende do seu propósito. O Facebook permite diversas ações tais como Reservar Agora, Fale Conosco, Ligue Agora, Cadastre-se … Ao clicar no botão, o usuário será direcionado para uma página a sua escolha, dentro ou fora do Facebook.

Um restaurante pode utilizar a chamada para ação RESERVAR AGORA direcionando o usuário a página de reservas online de seu site.

Para configurar sua call-to-action, clique sobre o botão em destaque na imagem acima, selecione o botão que deseja utilizar e informe a página de destino do seu site, que receberá o usuário quando ele clicar na ação.

criar botao call-to-action fanpage

12. Complete seu Perfil

Clicando sobre o item SOBRE e depois na opção INFORMAÇÕES DA PÁGINA você pode incluir vários itens relevantes para seus potenciais clientes: horário de funcionamento, missão do negócio, faixa de preços, telefone, e-mail e muitas outras informações relevantes.

informacoes pagina negocio facebook

Se seus clientes encontram facilmente informações sobre você, as chances de fazer mais negócios aumentam!

13. Crie conteúdo inicial

Muitos empreendedores começam a convidar seus amigos para curtirem sua nova página tão logo façam a criação. Ao meu ver, isso é como chamar pessoas para conhecer sua casa nova sem que nenhum móvel tenha chegado ainda …

O que seus amigos vão encontrar ao abrir a Fanpage – sua imagem de capa e um grande vazio??? Eles devem curtir sua nova página apenas como forma de apoiá-lo, não porque ali encontrarão algum material de qualidade e do interesse deles?

Eu recomendo fortemente que você crie pelos menos 3 publicações iniciais antes de convidar pessoas para curtirem sua página profissional. Se você não tem nem noção sobre qual conteúdo publicar em sua Fanpage, dê uma olhada no meu artigo 17 idéias de conteúdo para postar no Facebook.

14. Adicione outros administradores / colaboradores

Você pode pular esse passo caso trabalhe em modo “EUquipe”. Já se você possui outros sócios ou colaboradores e deseja que eles possam contribuir com publicação de conteúdo e gestão da página profissional do seu negócio, é hora de configurar as permissões de acesso.

Vale ressaltar que quando você dá acesso a página não está atribuindo nenhum acesso privilegiado a outros usuários ao seu perfil pessoal no Facebook, ok?

Clique em Configurações -> Funções Administrativas e informe os e-mails dos demais administradores (todos devem possuir conta no Facebook).

funcoes administrativas fanpage

Você pode definir diferentes PERFIS a cada pessoa:

  • Administrador: Acesso TOTAL, inclusive para adicionar outras pessoas como administradores.
  • Editor: Pode editar informações da página, enviar mensagens, criar e excluir comentários em posts, criar publicações em nome da página, criar anúncios e ver informações estatísticas da Fanpage.
  • Moderador: Pode responder e excluir comentários na página, enviar mensagens em nome da página, criar anúncios e analisar informações estatísticas.
  • Anunciante: Pode criar anúncios e ver informações estatísticas.
  • Analista: Pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário e analisar informações estatísticas.

Divulgue sua página do Facebook

divulgar pagina facebook

Agora sim está tudo pronto para começar a divulgar sua página do Facebook e atrair os primeiros fãs! Eu indico 5 ações iniciais nesse sentido:

1. Convide seus amigos para curtirem … mas somente os interessados no seu negócio

O Facebook sugere que você convide todos os seus amigos para curtirem sua nova página. Eu acredito que você deva convidar apenas aquelas pessoas interessadas no seu negócio. Convidar aquela sua tia-avó para acompanhar a página da sua empresa de desenvolvimento de software só vai prejudicar seu EdgeRank futuramente, já que ela muito provavelmente nunca vai interagir com suas publicações.

Muito mais importante do que o número de fãs é o número de fãs de qualidade – aqueles que engajam com seus posts (curtem, compartilham, etc). Ainda mais importante que isso são os fãs que tornam-se CLIENTES da sua marca. Portanto, não vejo sentido algum em sair convidando pessoas que vão curtir seu negócio apenas como forma de “ajudá-lo” curtindo a página por curtir.

Para convidar seus amigos, clique nas reticências ao lado do botão Mensagem e selecione a opção correspondente. Daí basta clicar no botão “CONVIDAR” ao lado do nome daqueles amigos que você julgar relevantes para seu negócio.

convidar amigos para curtir pagina facebook

2. Peça ajuda a seus colaboradores

Você pode pedir a seus colaboradores que criem um post na timeline deles convidando as pessoas a conhecerem a Fanpage da sua empresa.

3. Convide clientes e parceiros por e-mail

Se você possui uma lista de contatos de clientes e parceiros, que tal anunciar o lançamento desse novo canal de interação com sua empresa?

4. Inclua sua Fanpage no Site e Mídias Impressas da Empresa

Não esqueça de adicionar um link para sua página no Facebook em seu site, em outras redes sociais que você marcar presença e nas mídias impressas do seu negócio, como em seu cartão de visitas.

5. Comece a anunciar

No que diz respeito a gerar resultados para o seu negócio na rede, a plataforma de anúncios do Facebook é a verdadeira “bazuca poderosa” da ferramenta. As inúmeras possibilidades de segmentação permitem a você atingir quase que com uma “mira a laser” o público interessado no seu negócio.

Uma das formas de impulsionar uma Fanpage para o sucesso é aprender tão logo quanto possível a utilizar os anúncios pagos. Uma poderosa estrátegia inicial para começar a fazer a “roda girar” são os anúncios com o próposito de conquistar novos fãs, excelente opção para conquistar seus primeiros milhares de seguidores.

Aqui no blog você encontrará várias dicas nesse sentido, mas meu conselho é de imediato começar os testes com os anúncios.

empreendedor pronto criar uma fanpage no facebook

E aí? Pronto para criar uma página no Facebook e começar a utilizar mais esse canal para gerar negócios para sua empresa? Não perca mais tempo, pois seus concorrentes provavelmente já estão por lá …

0
MAIS DICAS PARA VOCÊ
Quer receber gratuitamente as atualizações do blog? Insira seu e-mail abaixo para receber minhas dicas, vídeos e outros conteúdos exclusivos para aumentar o lucro dos seus negócios na internet!

Sobre o Autor - Allan Peron
Minha missão: "Ajudar você a conquistar mais vendas e mais faturamento utilizando a Internet". Conheça mais sobre mim e sobre minha jornada como empreendedor e entusiasta do Marketing Digital. Saiba mais →
MAIS ARTIGOS
EdgeRank
EdgeRank: Tudo sobre Um dos Segredos do Facebook
wifi facebook marketing
Descubra Como Usar o Wi-Fi do seu Estabelecimento para Divulgar (Gratuitamente) seu Negócio!