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Marketing Digital

Como Agendar um Post no Facebook (e Ganhar Tempo com Isso)

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Transcrição do Vídeo

Opa, aqui é o Allan Peron e nesse vídeo eu vou te dar mais uma dica sobre Facebook Marketing.

Esta é uma dica simples, porém muito poderosa.

Eu percebo que muitas pessoas que tem uma página de négocio no Facebook, desconhecem um recurso, um pequeno recurso da plataforma, que permite a você agendar previamente suas publicações para dias e horários específicos. Isso possibilita fazer com que o Facebook poste seus conteúdos automaticamente nos momentos ideais determinados por você.

Por desconhecer essa funcionalidade, essas páginas de negócio acabam não publicando na frequência certa e nem nos horários que são os mais indicados para a sua audiência.

Passo a Passo: Aprenda Como Programar suas Publicações no Facebook

Bem, antes de iniciar esse tutorial e te mostrar passo a passo como programar suas publicações, eu quero responder uma pergunta que talvez esteja passando pela sua cabeça:

Tá Allan, mas por que eu tenho que publicar com tanta frequência e em horários específicos no Facebook?

Eu tenho primeiro que te dar uma triste notícia … as suas publicações aparecem apenas para um percentual dos seus fãs.

Então, se você tem, de repente, 10 mil fãs, 20 mil fãs no Facebook, não são todas essas pessoas que visualizam no feed de notícias delas as publicações que você faz.

O Facebook tem um algoritmo que ficou conhecido como Edgerank. Hoje o nome não é oficialmente esse, mas enfim, é como esse algoritmo ficou conhecido no meio do marketing digital, então eu vou utilizá-lo aqui.

Esse algoritmo é responsável por determinar, de todas as publicações dos seus amigos e das páginas que você segue, num determinado momento em que você está online nessa rede social, quais delas devem aparecer no seu mural.

o que e o edgerank

O Facebook faz isso por um motivo muito simples…

Imagine: você tem centenas de amigos e já curtiu várias e várias páginas, talvez, uma centena delas. As pessoas publicam pelo menos uma vez por dia (algumas mais do que isso), além das publicações das páginas. Segundo o próprio Facebook, se esse algoritmo não existisse, você receberia em média 1500 publicações no seu feed, a qualquer momento que você conectasse.

Enfim, você ia abandonar a utilização da rede pois ia achar isso “um porre” – acharia superchato ficar ali no Facebook vendo esse tanto de publicações, muitas delas pelas quais você não tem interesse.

Às vezes, você tem lá uma tia muito distante com quem você não tem nenhuma afinidade, não interage com nada que ela publica, as publicações dela não são legais para você, assim como aquelas de páginas que você, talvez, tenha curtido ha muito tempo.

Talvez você tenha feito uma viagem para um local que gostou muito, curtiu durante essa viagem a página de um local, mas agora essas informações não são mais do seu interesse.

Então, o Facebook utiliza esse algoritmo por esse motivo, para filtrar, para tentar inferir o que é mais interessante para  você, mais interessante para cada usuário, para cada pessoa, com base no histórico que ela tem com os amigos e com as páginas que já curtiu.

Se você tiver curiosidade, acesse meu artigo explicando detalhadamente o que é o Edgerank e o que ele considera para avaliar se um post que sua página publica deve aparecer ou não para cada um dos seus fãs.

Mas, enfim, um dos fatores que o Edgerank leva em consideração é o fator tempo.

O Facebook privilegia conteúdos que foram criados há pouco tempo, conteúdos que sejam mais atuais.

Alguns estudos revelam que, quando você publica um novo post na rede, ele tem uma vida útil, por assim dizer, de 3 horas.

Então, em 3 horas a maioria das pessoas (90% das que vão visualizar aquele post), já o visualizaram. Ou seja, se ele vai aparecer no feed delas, já apareceu nesse período.

Se você publicou algo de manhã, dificilmente à noite aquela sua publicação vai aparecer para mais pessoas, a não ser que ela tenha feito muito sucesso, tenha tido um engajamento muito alto, muitas curtidas, comentários e tal.

Nesse caso, o Facebook acaba dando um tempinho de vida maior para essas publicações, mas a regra é:

Uma publicação que é feita agora, tem em média 3 horas de duração, depois disso ela não é mais candidata a aparecer no feed de notícias de um fã.

Então, se esse fã não estava conectado no momento que você fez a publicação, se ele não conectou naquele dia ou naquele horário, ele pode simplesmente não ver aquela publicação.

Daí a importância, por exemplo, de você publicar todo dia desde que… faço uma ressalva importante aqui: desde que você publique coisas de qualidade.

Não é porque eu estou falando que o ideal é publicar todo dia, que você vai publicar qualquer coisa.

Não, você vai publicar conteúdo que realmente agregue valor para o seu público: dicas, coisas relacionadas ao seu nicho. Não é qualquer coisa, só para “cumprir tabela”, por assim dizer.

Então, por que publicar todo dia?

Embora seja normal que muitas pessoas (me incluindo nesse grupo) entrem várias vezes no Facebook todos os dias, muita gente simplesmente não se conecta diariamente.

Muitos usuários deixam de conectar alguns dias, talvez não se conectem no final de semana ou mesmo no meio da semana, num dia mais atribulado.

Então, se você publica todos os dias, você está aumentando as chances das suas publicações aparecerem alguma vez para essas pessoas que, talvez, não se conectem diariamente.

E quanto ao horário?

A mesma coisa é válida para a questão do horário: se você publica o post em um horário que grande parte do seu público está conectado, você tem um número maior de pessoas que são candidatas a receber aquela publicação no feed delas.

Se você publica algo, de repente, às 2 da manhã, são poucas as pessoas que estão conectadas. Então, as chances do seu post aparecer no feed delas cai proporcionalmente.

Então, é essencial que você consiga determinar quais são os melhores horários para sua audiência, porque isso muda de um público para o outro.

Se eu tenho uma página de negócio que é voltada, por exemplo, para empreendedores, para donos de empresa, os horários em que eles utilizam o Facebook, provavelmente, são diferentes se eu tenho uma página voltada para mães de bebês. O dia a dia dessas mães é totalmente diferente do dia a dia de um empresário.

Tá Allan, como é que eu posso determinar esse melhor horário?

O ideal é que você verifique dentro do Facebook Insights, uma “abinha” de informações dentro da sua Fanpage que te mostra exatamente qual é a curva de horários, quais são os horários em que a maior parte dos seus fãs estão conectados.

Em sua página, acesse o menu superior Informações e depois clique no item à esquerda, Publicações.

facebook insights dia horario audiência

Allan, mas eu tô começando agora, então, eu ainda tenho poucos fãs, sei lá, eu tenho 100 fãs, eu tenho 500 fãs, esse número, ele é confiável e tal ou, eu não tenho fã nenhum, acabei de criar a minha fanpage.

O que eu recomendo que você faça nesse caso é utilizar algumas pesquisas que apontam que o horário de pico do Facebook é entre 1 e 5 da tarde.

Então, comece postando nesses horários e depois que você for crescendo a sua base de fãs, for crescendo as suas publicações, revise esse horário conforme os dados do seu Facebook Insights. Isso é muito importante, tá?

Entendeu a Importância da Dica de Hoje?

Acho que você já entendeu a importância de aprender como agendar um post no Facebook.

Tá, eu sou um profissional liberal (um dentista digamos), e de uma até as 5 da tarde, geralmente também é meu horário de pico de atendimento. É o horário que meu consultório está cheio, eu não tenho como parar meus atendimentos para ficar fazendo post no Facebook.

Nesse momento entra a questão do agendamento.

Segue uma dica de como eu faço na prática, porque também não tenho tempo para ficar todos os dias postando, nem postando nos melhores horários.

Eu separo um dia da semana em que crio as minhas publicações.

Eu tenho uma agenda de publicações – isso ajuda bastante:

  • na segunda-feira eu costumo publicar conteúdo mais motivacionais;
  • na terça, eu gosto de divulgar as publicações que eu faço no blog.

Enfim, tenho o meu cronograma já estabelecido.

Depois de criar todos os posts da semana de acordo com esse cronograma editorial, eu entro no Facebook e já deixo tudo programado, de segunda até o domingo (se é minha intenção postar também durante o final de semana).

Eu já deixo lá agendadas todas essas publicações e não tenho que fazer mais nada – o Facebook vai rodar no piloto automático, ele vai publicar certinho, nos horários e nos dias que eu pré-determinar.

Vamos aprender então, como fazer isso?

Mãos a Massa

  1. Acesse a página do seu negócio no Facebook.
  2. Crie a publicação que você pretende agendar mas, ao invés de clicar sobre o botão PUBLICAR, como de costume, clique na “setinha” e selecione a opção PROGRAMAR.

    agendar post facebook
  3. O Facebook abrirá então essa “janelinha”, perguntando qual é a data e o horário em que eu quero que minha publicação seja postada.

    agendar publicacao facebook
  4. Informe a data e a hora e clique em Programar. Pronto! Você acabou de agendar um post no Facebook! Repare que a plataforma mostrará na sua página, logo depois da caixinha de publicações, uma mensagem informando que você tem publicações programadas e o dia e horário em que a próxima programação será ativada.

    publicações agendadas fanpage
  5. Se você clicar em “ver publicação” o Facebook listará todas as suas publicações agendadas. Essa listagem ficará cheia caso você siga a minha dica e programe diversas das suas publicações semanais com antecedência.

    posts agendados pagina facebook
  6. Se você clicar em um dos posts agendados, o Facebook te dará uma prévia de como ele vai aparecer no feed de notícias das pessoas que estiverem utilizando um computador convencional (desktop ou notebook) e como ele vai aparecer no caso de alguém utilizando um smartphone.
  7. Se, de repente,você identificar algum erro no seu texto, basta clicar no botão “Editar”. Nessa mesma janela, você pode Reprogramar o agendamento para outro dia/horário ou ainda excluir a publicação, cancelando a programação.

    editar excluir post agendado

Eu espero com isso, ter resolvido o problema de você, às vezes, não conseguir publicar diariamente, ou com uma frequência legal, permitindo que agora você consiga, utilizando esse recurso simples, programar inclusive os horários de publicação mais interessantes para a sua audiência.

Isso vai permitir você alcançar um número maior dos seus fãs com as suas publicações, ok?

Gostou de mais essa dica? Aprendeu como programar seus posts no Facebook?  Então compartilhe com seus amigos! 

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Sobre o Autor - Allan Peron
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