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Marketing Digital

11 Maneiras de Aumentar seu Alcance Orgânico no Facebook

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Aumentar alcance orgânico no Facebook

Você gostaria de aumentar o alcance orgânico de suas publicações no Facebook? Esse termo, para quem ainda não o conhece, mensura o percentual de fãs da sua página que visualizam suas publicações, sem que você pague nada ao Facebook.

Ou seja, sua resposta para a pergunta que fiz inicialmente é SIM, já que aumentar o número de pessoas alcançadas significa mais exposição da sua marca, mais leads e potencialmente mais vendas!

Nota Importante: Se você não sabia até o momento que suas publicações NÃO eram exibidas no mural de todos os seus fãs, eu recomendo que você pare agora essa leitura e leia meu artigo explicando tudo sobre o que é o EdgeRank.

O alcance orgânico realmente caiu?

Já a algum tempo, eu tenho percebido muitas pessoas reclamando que o alcance orgânico de suas páginas caiu. Sim, isso é verdade de acordo com todos os estudos que já tive acesso …

Veja o gráfico abaixo da Edgerankchecker, que mostra como o alcance médio das publicações caiu de 16% em 2012 para 6,5% em 2014:

gráfico alcance orgânico facebook

Em 2016, todos os artigos americanos que li a respeito apontam para um percentual ainda menor: de 2% a 1% de alcance médio, para páginas com até 1 milhão de fãs.

Boa parte das pessoas critica o Facebook por essa queda, afirmando que isso é uma forma da empresa de Mark Zuckerberg forçar-nos a gastar mais com os anúncios. Eu não seria ingênuo a ponto de bater no peito e dizer que isso não tem nenhum fundo de verdade …

Precisamos entender que o Facebook não é uma rede social de caráter beneficente, mas uma empresa multibilionária com ações em bolsa e que precisa mostrar resultados a seus acionistas.

No entanto, a diminuição do alcance orgânico também pode ser analisada do ponto de vista do crescimento da rede nos últimos anos: o número de usuários mais do que triplicou de 2010 pra cá (Fonte: Statista) e o número de pequenos negócios presentes na rede subiu 5 milhões somente no último trimestre, totalizando 50 milhões de páginas (Fonte: Techcrunch).

Resumindo, não dá MESMO para o conteúdo de todo mundo aparecer no feed dos usuários nas proporções anteriores, sob pena da rede se tornar um verdadeiro “porre” do ponto de vista da experiência dos usuários.

Porém, isso não quer dizer o fim do alcance orgânico ….

11 Dicas Práticas para aumentar o alcance orgânico da sua Página

A disputa por atenção por parte das empresas nunca esteve tão acirrada na rede. E como a sua página pode se destacar em meio a esse “mar de publicações”, atingindo um percentual de fãs muito maior do que a média?

Entender o EdgeRank é fundamental para atingir esse objetivo, já que ele é o responsável por “filtrar” se nossas publicações devem ou não aparecer no feed dos fãs.

Isso é tão verdadeiro que eu poderia até mesmo falar em como aumentar o EdgeRank da sua página como sinônimo de aumentar o alcance orgânico. Porém, eu evito utilizar esse termo já que, como vimos neste outro artigo aqui do blog, o EdgeRank não é um valor absoluto calculado para uma página em si, mas sim um valor calculado para cada um de seus fãs, tendo como referência sua Fanpage.

A regra geral que resume todas as dicas a seguir é:

Quanto mais fãs interagirem constantemente e positivamente com suas publicações no Facebook, maiores são as chances do seu conteúdo aparecer no feed das pessoas que acompanham sua marca nessa rede, sem que você pague nada a mais por isso.

1 – Seja relevante e interessante

Vivemos em uma era da economia de atenção: criamos filtros para nos “proteger” do bombardeio de informações ao que somos submetidos diariamente. Portanto, poste apenas conteúdo relevante, estritamente relacionado ao seu negócio.

Se você tem um restaurante, não faz sentido algum para seus fãs que você fique postando fotos de gatinhos fofos em sua página – na melhor das hipóteses, elas serão simplesmente ignoradas (na pior, o fã vai ocultar seu conteúdo ou denunciar seu post, “ferindo” seu EdgeRank).

Nada também de ficar postando apenas propaganda dos seus produtos – posicione-se como uma marca que é parceira de seus seguidores, que entende e os ajuda a resolver seus problemas do dia-a-dia. Eu recomendo que você siga a proporção 4:1 – 4 posts de conteúdo para cada post comercial / publicitário que você fizer.

Uma casa de bebidas, por exemplo, poderia fazer posts sobre como harmonizar um vinho com determinados pratos, dar dicas de como escolher um bom whisky, falar de curiosidades ou da história de uma determinada bebida, dar receitas de drinks e muito mais. Isso é muito diferente de ficar postando sempre “compre o vinho X aqui” ou “promoção do Whisky Y”…

2 – Conheça que tipo de conteúdo agrada mais sua audiência

Utilize sempre o Facebook Insights para verificar que tipo de conteúdo sua audiência mais gosta, a partir do volume de interações recebidas em suas publicações. Entender o tipo de conteúdo que seus fãs mais gostam e mais interagem é crucial para “repetir a dose” e apostar no que dá certo.

Para acessar esses dados, clique no item “Informações” no topo de sua Fanpage e depois em “Publicações” (a esquerda). No gráfico da parte inferior, você pode conferir o alcance bem como o número de reações, compartilhamentos e comentários recebidos por cada um de seus posts.

facebook insights alcance posts

3 – Privilegie Conteúdos Visuais

Não adianta ter conteúdo de qualidade: o segredo está na forma como este material é publicado. Fotos e vídeos geram 3x mais engajamento do que publicações puramente textuais ou links, como mostra o gráfico abaixo do SocialBakers:

engajamento facebook

A explicação? O Facebook é uma rede com apelo fortemente visual – imagens chamam muito mais a atenção dos usuários no feed de notícias!

Isso não quer dizer que você só deva postar essas 2 formas de conteúdo. Muitas pessoas gostam de conteúdo textual e interagem muito bem com links. Como a idéia é atingir o MAIOR NÚMERO de usuários, utilizar todos os tipos de publicações é uma boa. A dica é apenas privilegiar conteúdos visuais em detrimento dos demais.

4 – Invista em Vídeos

Analisando o mesmo infográfico acima, podemos perceber o quanto os vídeos tem o poder de gerar reações, comentários e compartilhamentos. Não é a toa que esse formato de conteúdo tem ganhado um peso cada vez maior dentro do Facebook!

Duas dicas para você que pretende testar esse formato de conteúdo:

  1. Aposte em vídeos curtos, com menos de 21 segundos. De acordo também com o SocialBakers, vídeos de curta duração tendem a ter muito mais visualizações completas que vídeos extensos.
  2. Faça o upload dos vídeos utilizando o próprio Facebook, já que a plataforma dá mais valor ao material exibido direto do seu sistema do que do Youtube, por exemplo.

5 – Mantenha seus posts “curtos”

Seja conciso nas suas publicações de texto puro ou na descrição que você utiliza em posts de fotos, links e vídeos. Posts curtos, entre 100 e 250 caracteres, atraem 60% mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso não quer dizer que, vez por outra, conforme sua necessidade, você não possa postar conteúdos mais longos, ok?

6 – Poste com frequência

Você se lembra do fator tempo da fórmula do EdgeRank? Mesmo dando uma segunda chance a postagens mais antigas com o Story Bumping, o Facebook ainda privilegia conteúdos mais recentes.

Embora muitas pessoas abram o Facebook várias vezes ao dia, muitas outras não “batem cartão” na rede diariamente. Tente, portanto, postar sempre que possível, aumentando suas chances de aparecer para todos os seus fãs, independentemente de seus diferentes hábitos de acesso.

calendario postagens no facebook

Mas qual a frequência ideal Allan? Minha sugestão é que você poste diariamente (incluindo os fins de semana) desde que tenha conteúdo de qualidade para tanto. Caso contrário, tente postar ao menos 3 ou 4 vezez por semana. Se sua criatividade anda em baixa, não deixe de ler meu artigo: X idéias de conteúdo para postar no Facebook da sua empresa.

7 – Poste na hora certa

Já sabemos que um post tem um determinado “tempo de vida” após sua publicação … Postar em um horário em que uma quantidade maior de seus fãs estejam conectados significa que mais pessoas serão candidatas a visualizarem a publicação e, provavelmente, interagir com o post (o que vai colaborar para aumentar seu EdgeRank em relação a elas).

Mas qual o melhor horário para postar no Facebook? Alguns estudos como esse aqui revelam que, durante os dias da semana, a rede registra seu pico de usuários conectados das 13h às 16h.

No entanto, isso não é uma regra válida para qualquer nicho. Uma fanpage voltada para empresários, provavelmente terá horários ideais bem diferentes de uma página cujo público são mães de bebês. Qual a saída? Analisar os hábitos dos SEUS fãs!

Acesse “Informações -> Publicações” para ter acesso a um gráfico que mostra quando os seus fãs estão conectados ao longo dos dias da semana.

Se você não tem tempo para publicar conteúdo nesses horários, uma dica excelente é utilizar o recurso do próprio Facebook que permite a você programar suas publicações. Se você ainda não sabe como utilizar essa funcionalidade, assista o vídeo que divulguei no YouTube: como programar seus posts no Facebook.

agendar post no facebook

Determinar o horário em que a sua audiência está mais conectada é essencial mas vez por outra vale a pena diversificar e postar também em outros horários, “pegando” aqueles fãs que não seguem os mesmos hábitos de acesso que a maioria.

8 – Estimule as Conversas e Interaja

Se você quer mais interação é necessário incentivar a sua audiência. Fazer perguntas junto do texto ou da imagem postada é uma excelente forma de gerar mais comentários das pessoas. Lembra do fator peso no EdgeRank? Esse tipo de interação é um sinal muito mais forte do que simples curtidas! Olha esse exemplo de como a Pampers faz bem isso:

estimule comentarios

Quando seus fãs comentarem suas publicações, interaja com eles respondendo suas dúvidas, gerando conversa ou simplesmente agradecendo por seus comentários. Mostre que você está lá, presente. Lembre-se que essas interações são sinais que o Algoritmo do Feed de Notícias do Facebook considera para determinar a proximidade entre sua página e seus fãs, o que junto a outros fatores, determinará se suas publicações futuras aparecerão ou não no mural dessas pessoas.

Ah! E sabe aquela frase dos policias americanos: “Tudo que você disser pode e será usado contra você”? Pois é … Tudo que acontece na rede social pode ser utilizado pelo algoritmo para determinar o grau de relação entre uma pessoa e um amigo ou uma página – são sinais que revelam o quão próximos eles são.

Você responde as mensagens inbox da sua Fanpage? Além de perder excelentes oportunidades de négocio, esse descuido pode impactar o fator afinidade do EdgeRank de sua página em relação a esses fãs, que ficam “a ver navios”.

9 – Segmente seus posts

Muitas marcas possuem fãs de com perfis demográficos e interesses variados. Evite postar conteúdo destinado somente a um subgrupo específico de seus fãs para todos que acompanham sua página. Lembre-se do princípio da relevância que debatemos lá no item 1.

segmentar publicacoes facebook

Exemplo 1: Pense na página de um palestrante. Se ele vai fazer um post falando sobre uma apresentação sua que ocorrerá em uma cidade do Sul do país, dificilmente um fã que more no Amazonas terá interesse nessa publicação. Ele pode então restringir o post a apenas fãs daquela região em que ocorrerá o evento.

Exemplo 2: Imagine uma Fanpage que comercialize produtos de futebol e que tenha como fãs torcedores de diferentes times. Não faz nenhum sentido e pode gerar até mesmo feedback negativo (o que vai “ferir” seu EdgeRank) postar o lançamento da nova camisa do Flamengo, sem segmentar a publicação para apenas torcedores rubro-negros.

10 – Atraia fãs de verdade

Muitas pessoas têm no número de fãs a principal métrica de sucesso de sua presença no Facebook. Visando aumentar esse número a qualquer custo, saem fazendo de tudo, como sorteios atrás de sorteios, promoções e outras dessas táticas…

Se você me oferecer a possibilidade de ganhar um iPhone para me tornar um fã do seu Delivery de Comida Vegetariana, eu provavelmente não pensarei duas vezes antes de “aceitar a oferta”, curtir sua página e concorrer ao prêmio.

contador de fas

Porém, mais tarde, mesmo se você fizer posts excelentes, na frequência certa, nos horários certos, seguindos todas as dicas que eu citei anteriormente, eu simplesmente vou ignorá-los. E por um motivo óbvio: eu sou apaixonado por carne e, mesmo não tendo nada contra, comida vegetariana não costuma figurar nos meus hábitos alimentares.

Por isso eu bato tanto na tecla da conquista de fãs de qualidade: pessoas interessadas no seu negócio, que vão engajar com suas publicações e mais do que isso, poderão se tornar clientes reais da sua empresa.

Ter uma grande audiência de 100.000 fãs, obtidos de qualquer maneira, será mal visto pelo Facebook, que interpretará a baixa interação com seus posts como um sinal de conteúdo de baixa qualidade. Resultado? Diminuição do seu alcance orgânico em publicações futuras.

11 – Tire o Escorpião do Bolso

Eu desconheço uma estratégia vencedora de Facebook que não utilize anúncios. A plataforma permite um nível de segmentação que, na minha opinião, nem se compara ao dos concorrentes. Ainda assim, sendo testemunha viva dos surpreendentes resultados que o Facebook Ads gera para negócios, eu vejo muita gente ainda resistente em investir dinheiro nesse contexto.

impulsionar publicação

Você não precisa gastar quantias enormes … Vez por outra, eu recomendo que você impulsione algumas de suas publicações bem recebidas pela sua audiência para atingir ainda mais fãs e “fazer a roda girar”. Separar um orçamento pequeno por mês para fazer isso poderá aumentar muito o alcance orgânico de sua página no médio prazo.

Outro excelente aplicação do impulsionamento é quando sua Fanpage está “jogada as traças”, sem publicar por muito tempo. Utilizar este recurso pode ajudar bastante a resgatar seu alcance nessas situações.

A Prova Final: É possível atingir um alcance orgânico bem maior que a média

Para mostrar como é possível aumentar o alcance orgânico de uma página, atingindo muito mais pessoas do que a média das páginas consegue, eu gostaria de te mostar um exemplo.

Faço isso porque muitas vezes escuto donos de Fanpages “choramingando” e esbravejando contra o Facebook mas se recusam a gastar alguns neurônios entendendo como a plataforma funciona e como podem adequar suas estratégias às mudanças promovidas.

Abaixo um post da Nenem Bacana que na época da publicação tinha 33.105 fãs. Como mostra o printscreen abaixo, essa publicação, sem qualquer impulsionamento, alcançou 21.745 pessoas, das quais 14.563 são fãs da marca. Isso significa um alcance orgânico de 44%, muito acima da média que citei no início deste artigo.

Obviamente não é possível atingir um valor tão alto para todas as suas publicações, mas isso prova que uma estratégia correta pode obter sim excelentes resultados.

como aumentar alcance organico facebook

Gostou das dicas? Tem mais alguma sacada que você utiliza para aumentar o alcance orgânico no Facebook e que gostaria de dividir com a gente? Deixe um comentário!

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